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Escolas-Piloto e CREs participam de capacitação sobre o Novo Ensino Médio

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Crédito: Lucas Nogare
Crédito: Lucas Nogare
Por Rodrigo Peixoto

A Secretaria da Educação recebeu, durante os dias 7 e 8 de março, representantes de 300 escolas e 29 Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) e Divisão Porto Alegre (DPA). A iniciativa abordou as primeiras atividades práticas que passarão a ser adotadas nas Escolas-Piloto selecionadas para a implementação do Novo Ensino Médio no Estado.

Na atual etapa do projeto, essas Escolas-Piloto, primeiras a receber o programa, realizarão o diagnóstico de sua realidade ao avaliar seus segmentos de atuação, contexto da comunidade e região onde estão inseridas. Ainda, a proposta é estabelecer momentos de diálogo e escuta entre alunos, pais e professores, para o desenvolvimento de estratégias com foco na flexibilização curricular.

Para a coordenadora Estadual do Ensino Médio e líder da equipe técnica da Seduc sobre o tema, Adriana Schneider, o momento exige colaboração, diálogo e ação para que sejam compreendidas todas as especificidades presentes no dia a dia das escolas.

“A proposta não está pronta, estamos estudando e construindo nesse momento de maneira coletiva. A escola precisa se enxergar e entender o papel que desempenha na comunidade. Queremos compreender todas as possibilidades de ensino e oferecer o que o estudante busca”, explica Adriana.

A meta para o projeto ao longo do ano é alcançar a extensão de carga horária da flexibilização curricular para ao menos mil horas anuais, além de fomentar o interesse dos jovens por essas novas possibilidades de ensino e a elaboração de novo currículo, contendo as novas atividades de cada escola.

O Novo Ensino Médio conta com o apoio técnico, pedagógico e financeiro do Ministério da Educação. As Escolas-Piloto recebem repasses fixos de R$20 mil, e R$170 por estudante.

O Novo Ensino Médio

A proposta surgiu como garantia de oferta de educação qualificada a todos os jovens brasileiros e visa aproximar as escolas da realidade dos estudantes, com a atualização por parte das instituições sobre as novas demandas e complexidades dos dias atuais. Entre seus objetivos, estão o protagonismo do estudante, a valorização da capacidade criativa dos professores e a permanência escolar por meio de aprendizagem com qualidade. Todas as fases de preparação e planejamento visam a implementação do Novo Ensino Médio

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