Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Estado define representantes nos esportes coletivos dos Jogos Escolares da Juventude

Disputa das vagas ocorreu no Tesourinha, em Porto Alegre

Publicação:

São Roque (de azul), de Carlos Barbosa, conseguiu a vaga
São Roque (de azul), de Carlos Barbosa, conseguiu a vaga - Foto: Giulia Godoy/Seduc
Por Giulia Godoy

A quinta-feira (19/10) foi de muita emoção e adrenalina para as 14 equipes que disputaram a seletiva estadual dos Jogos Escolares da Juventude, no Ginásio Tesourinha, em Porto Alegre. A disputa reuniu os vencedores dos Jogos Escolares do Rio Grande do Sul (Jergs) e do Campeonato Estudantil do Rio Grande do Sul (Cergs), que foram em busca da vaga para representar o Estado na competição nacional, que ocorre entre 15 e 26 de novembro, em Brasília.

Serão duas equipes oriundas dos Jergs (ambas escolas estaduais) e seis dos Cergs, incluindo a equipe de handebol feminino do Colégio Gusch, já classificada desde o dia 10 de outubro. Cerca de 200 pessoas prestigiaram os jogos desta quinta, incluindo torcidas organizadas, equipe diretiva, e pais de alunos, de acordo com a assessora de Esporte Educacional da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Danusa Zanella.

 Os jogos começaram às 8h30, com vitória do time de voleibol masculino do Colégio Sinodal, de São Leopoldo, em cima da Escola Estadual de Ensino Médio 10 de Setembro por três sets a zero. A vaga do voleibol feminino também ficou com os alunos vencedores dos Cergs: o Colégio Martin Luther venceu os 3 sets contra o Colégio Guararapes, que disputava o primeiro campeonato. “A gente era um time muito desacreditado, e tudo valeu a pena, a nossa garra e determinação para chegar até aqui. Só isso já é uma vitória para nós”, comenta a aluna Nicolle Meneghini, do time de voleibol do Guararapes.

 

Handebol

No handebol, a equipe masculina da Escola Estadual de Ensino Médio XV de Novembro venceu os dois tempos de 25 minutos contra o Colégio Santa Teresinha. A Escola Estadual de Ensino Médio São Roque venceu o jogo de futsal contra o Colégio Anchieta por 23 a 18. Arthur de Quadros, jogador do time vencedor, conta sobre a expectativa para a etapa nacional: “será a nossa primeira vez no Brasileiro e vamos tentar fazer o melhor possível para trazer esse título para o Rio Grande do Sul. Não foi fácil chegar até aqui, mas nós nos esforçamos muito para esse resultado”.

 

Basquete

No basquete, a escola ficou com o segundo lugar e a classificação foi para o Colégio Mauá, por 83 a 43. O treinador da equipe Mauá, Thiago Rauber, não pode estar presente na competição. “É muito gratificante e estamos muito felizes por participar dessa competição em nível nacional, esperamos poder dar esse retorno e fazer o melhor possível na etapa que reúne as melhores equipes do nosso país”, disse o representante da escola, Eleno Haussman.

 As meninas do basquete da Escola Estadual de Ensino Médio Idelfonso Simões Lopes fizeram uma acirrada disputa contra a equipe do Colégio Sinodal, que acabou virando o jogo no início do 3° tempo e levando a classificação com o placar final de 43 a 31.

Confira mais fotos

 

Futsal

O time de futsal masculino a representar o Estado na fase nacional vem da Escola Estadual de Ensino Médio São Roque, de Carlos Barbosa. O time venceu por 4 a 2 o Colégio Anchieta. “A gente batalhou bastante desde a primeira fase e sabe que é difícil, tem muito time bom por aí, mas a gente trabalha bastante para almejar algo melhor, e todo o trabalho que temos feito reflete agora dentro da quadra”, comentou o atleta e aluno Augusto Florão, do São Roque.

No futsal feminino, a classificação foi para o Colégio Gush, que venceu por 8 a 0 as meninas da Escola Estadual de Ensino Médio São José.

 

Expectativa

A expectativa para etapa nacional, de acordo com a assessora de Esporte Educacional Danusa Zannella, é grande, pois as equipes têm grande potencial para representar o Estado e trazer títulos. “Estamos muito felizes tanto pelas escolas públicas quanto pelas particulares, sabemos que as equipes têm capacidade para representar muito bem o Estado e estão entusiasmadas com a competição”, ressaltou.

Confira a lista dos representantes gaúchos

MODALIDADE  INSTITUIÇÃO DE ENSINO CIDADE
BASQUETE MASCULINO COL. MAUÁ STA. CRUZ DO SUL
BASQUETE FEMININO COL. SINODAL SÃO LEOPOLDO
FUTSAL MASCULINO EEEM SÃO ROQUE   CARLOS BARBOSA
FUTSAL FEMININO COL. GUSTAVO SCHREIBER SÃO LEOPOLDO
HANDEBOL MASCULINO EEEM XV DE NOVEMBRO SÃO GABRIEL
HANDEBOL FEMININO COL. GUSTAVO SCHREIBER SÃO LEOPOLDO
VOLEI MASCULINO COL. SINODAL SÃO LEOPOLDO
VOLEI FEMININO COL MARTIN LUTHER ESTRELA
                                                       

Saiba mais

Jogos no Tesourinha apontarão representantes gaúchos nos Jogos Escolares da Juventude

Secretaria da Educação