Estado terá 12 novas escolas de Ensino Médio em Tempo Integral a partir de março

Repasse de R$ 4,3 milhões será destinado para aquisições de equipamentos, formações de professores e projetos pedagógicos

Anúncio oficial ocorreu na última segunda-feira (19), no Hotel de Ville, em Canela - Foto: Diego da Costa

A partir do mês de março, o Estado do Rio Grande do Sul irá contar com mais 12 novas escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. O Estado possui apenas  um estabelecimento com este perfil. O projeto, elaborado em parceria com o Ministério da Educação (MEC), integra o Programa de Fomento à Implantação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral do governo federal e irá beneficiar 2.163 alunos. O repasse inicial de R$ 4,3 milhões, será destinado para aquisições de equipamentos (laboratórios, material esportivo, adequações dos espaços físicos), formações de professores e projetos pedagógicos das escolas. O anúncio oficial, ocorrido nesta segunda-feira (19), foi realizado pelo secretário estadual de Educação, Ronald Krummenauer, na abertura do evento que debate o modelo pedagógico a ser trabalhado pelas escolas selecionadas e segue até quarta-feira (21), em Canela.

“Além de valorizar o conhecimento, é necessário que o aprendizado esteja conectado com o que o futuro do país exige para o seu desenvolvimento. É preciso entender as necessidades dos alunos e oferecer as ferramentas necessárias para a profissão que eles almejam”, destaca o secretário.

Para o coordenador geral do Programa Nacional de Tempo Integral, Wisley João Pereira, a ideia é estabelecer ações conjuntas entre os Estados, que propiciem novas organizações curriculares para o novo ensino médio, compatíveis com as perspectivas da sociedade contemporânea e com os anseios dos jovens. “O Rio Grande do Sul terá muito sucesso na implantação do programa. Precisamos ajudar os adolescentes a concretizarem o seu projeto de vida”, explica.

Transversalidade - Para a diretora do Departamento Pedagógico da Secretaria de Educação, Sônia Rosa, é necessário construir um projeto pedagógico que integre os conteúdos e trabalhem com temas que privilegiem a criatividade dos estudantes. “Temos que entender o jovem como uma fonte de iniciativa de ações que pode assumir diferentes papeis. Por isso, é essencial que se trabalhe os temas transversais ao currículo. É a partir deste trabalho diversificado que o aluno desenvolve o seu potencial”, afirma.

Escola Estadual de Educação Básica Neusa Mari Pacheco

Mantida com recursos do Estado, a Escola Estadual Neusa Mari Pacheco, localizada no município de Canela, funciona como Centro Integrado de Educação Pública desde 1994. A escola em Tempo Integral agora junta-se às 12 que receberão recursos do governo federal para atender o Ensino Médio.

Lista de escolas beneficiadas

Escola Estadual de Ensino Médio Itália (Porto Alegre)

Colégio Estadual Piratini (Porto Alegre)

Colégio Estadual A.J Renner (Montenegro)