Estudante da Serra vence concurso nacional
Redação de Gabriela Araldi Borges foi a escolhida entre mais de 3 mil escolas participantes
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Aluna do 7º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental Narciso Verza, em Antônio Prado, Gabriela Araldi Borges venceu a etapa regional do Projeto Agrinho 2017, que contou com a participação de alunos de 3.053 escolas de 399 municípios. Em seu texto, Gabriela discorreu sobre a necessidade de proteção ao meio ambiente e sobre a importância de uma alimentação balanceada aliada a hábitos saudáveis.
O projeto foi desenvolvido de forma interdisciplinar e comunitária, contando com o envolvimento das famílias, com o intuito de mobilizar todos sobre a relevância da preservação do planeta e do cuidado com a saúde. O trabalho de Gabriela teve a coordenação da professora de Língua Portuguesa Cristiane Bristot, que também recebeu certificado e a premiação entregues, esta semana, pela assessora pedagógica das Escolas do Campo, Janaina Bitencourt de Menezes, e a técnica nutricionista da 4ª Coordenaria Regional de Educação, Kalizia Dalla Zen, e do supervisor do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-RS), Nilson Finger.
De acordo com a diretora Carlete Fantin Carra, a escola, que teve como projeto norteador do ano letivo a “Preservação do Meio Ambiente” e leva como lema “Escola e Família Fazendo a Diferença”, encerra o ano “com a sensação de dever cumprido e imensamente feliz”. Ela ressaltou a importância de dar continuidade ao projeto e, assim, estimular outros alunos a participarem.
O programa
O Agrinho é um programa de responsabilidade social desenvolvido no Paraná e que ganhou braços em todo o país. Anualmente, envolve a participação de mais de 1,6 milhão de crianças e 80 mil professores da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação Especial. Criado com o objetivo de levar informações sobre saúde e segurança pessoal e ambiental, principalmente às crianças do meio rural, o programa se consolida como instrumento eficiente na operacionalização de temáticas de relevância social da contemporaneidade dentro dos currículos escolares.