Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Estudante gaúcha conquista medalha de ouro nas Olimpíadas de Matemática da Ucrânia

Mariana Bigolin é a primeira aluna do país a vencer competição internacional na área

Publicação:

Estudante gaúcha recebeu a medalha na manhã desta sexta-feira (12) em Kiev, na Ucrânia
Estudante gaúcha recebeu a medalha na manhã desta sexta-feira (12) em Kiev, na Ucrânia - Foto: 8ª European Girls Mathematical Olympiad
Por Diego da Costa

A educação pública do Brasil está celebrando um fato inédito.  A ex-aluna gaúcha Mariana Bigolin Groff, que se formou em 2018 na Escola Estadual Cardeal Roncalli, do município de Frederico Westphalen, conquistou a medalha de ouro nas Olimpíadas de Matemática da Ucrânia. Ela, que integra a equipe feminina que representou o Brasil na 8ª European Girls Mathematical Olympiad, foi premiada em cerimônia oficial de encerramento, na manhã desta sexta-feira (12), na cidade de Kiev.  O evento, que começou no último domingo (7), contou com a participação de 196 meninas de mais de 50 países.

A estudante, que atingiu 31 dos 42 pontos possíveis nas provas, já foi medalha de bronze em 2017 e medalha de prata em 2018 na mesma competição.

Nara Bigolin, mãe de Mariana, relata a emoção pela conquista da filha: “ Ela é uma vencedora e todo movimento olímpico do Brasil também é. O êxito dela é um exemplo para que outras meninas também possam chegar lá. Estou muito emocionada”, afirma.

 Mariana Bigolin Groff

Nascida em Porto Alegre, Mariana tem 17 anos e já ganhou 28 medalhas nacionais e cinco internacionais em olimpíadas. Além do hexacampeonato na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), ela acumula ainda medalhas nas áreas de Física, Astronomia, Química e Informática.

Confira o vídeo da premiação

00:00:00/00:00:00

Estudante conquista medalha de ouro na Ucrânia

Mariana Bigolin é a primeira aluna do país a vencer competição internacional na área Crédito: 8ª European Girls Mathematical Olympiad

Secretaria da Educação