Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Estudantes da 3ª região escolar reuniram-se para socialização de seus curtas-metragem

Atividades deram o protagonismo para os estudantes desenvolverem suas habilidades

Publicação:

DSCN0693
Encontro reuniu mais de 200 estudantes de 68 municípios da região - Foto: Assessoria de Gabinete-3ª CRE-Estrela-RS
Por 3ª CRE

A Escola Estadual de Ensino Médio Monsenhor Seger, situada no município de Travesseiro vivenciou, na data da última quarta-feira (19), uma atividade inusitada na região. Em torno de 200 jovens e adolescentes socializaram seus trabalhos de produção de curta-metragem, intitulado:  “A vida é intertextual”.    

O projeto pedagógico lançado pela 3ª CRE às escolas estaduais, foi idealizado com intencionalidades educacionais abrangentes das quais destaca-se a inauguração e um novo comportamento da Coordenadoria, sendo ela também protagonista de ações para além dos horizontes da gestão escolar, 

O trabalho foi apresentado aos representantes dos Grêmios Estudantis e professores responsáveis em agosto de 2016, seguindo cronograma específico: data de inscrições, tema livre, entre outros pré-requisitos.    

Sobre o formato curta-metragem buscou-se aprimorar o intercâmbio entre alunos-professor-escolas incentivando o uso de curtas como material de apoio pedagógico em ambientes de aprendizagens, promovendo debates e reflexões em torno da construção colaborativa de conteúdos relacionados à temática do curta-metragem.

A assessora pedagógica da 3ª CRE e coordenadora do Projeto,  Anelise Beuren, destaca o protagonismo dos estudantes na elaboração das atividades.  “Motivar e fazer com que os jovens exerçam seu protagonismo dando vazão a criatividade, oferecendo espaço e considerando o jovem como um agente da construção de uma sociedade melhor foi o que nos impulsionou para a realização deste belo evento. Desde o início, tive, juntamente com o coordenador Pedagógico da 3ª CRE, Fábio Mallmann, a ideia de realizar um Encontro entre as agremiações estudantis e esta iniciativa só veio a corroborar que estamos no caminho certo, pois outros eventos já estão sendo idealizados, e com certeza repetirão o sucesso”, afirma.

Participaram do evento as seguintes escolas:  EEEM Monsenhor Seger, de Travesseiro; EEEM Guararapes, de Arroio do Meio; EEEB Vidal de Negreiros, EEEF 20 de Maio, EEE Estrela e IEE Estrela da Manhã, todas pertencentes ao município de  Estrela; Colégio Estadual Presidente Castelo Branco, de Lajeado; EEEM João de Deus, de Cruzeiro do Sul; EEEF Nossa Senhora de Assunção, representando o município de Taquari e a EEEM Pedro Albino Muller, do município de Sério.

 

Secretaria da Educação