Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Estudantes fazem a festa no Crianças e Jovens do Rio Grande Escrevendo Histórias

Com premiação pela manhã e autógrafos à tarde, escritores mirins tiveram dia de estrela

Publicação:

Crianças e Jovens do Rio Grande Escrevendo Histórias
Crianças e Jovens do Rio Grande Escrevendo Histórias - Foto: Renato Gava/Seduc
Por Renato Gava

Pela manhã, participar da festa pelo lançamento do próprio livro e, à tarde, autografar a obra numa das maiores feiras literárias da América Latina. Coisa para Paulo Coelho? Poderia ser, mas nesta sexta-feira (10/11) quem viveu a experiência foram 95 estudantes de escolas estaduais do Rio Grande do Sul. Suas redações foram escolhidas para a obra Crianças e Jovens do Rio Grande Escrevendo Histórias, que este completa sua 25ª edição. A iniciativa é da Secretaria de Estado da Educação, por meio do Serviço Estadual de Bibliotecas Escolares (Sebe/Seduc).

Confira fotos do evento

Às 10h, os jovens autores, todos entre quatro e 18 anos de idade, foramrecepcionados na Seduc por estudantes de escolas da Capital, professores e autoridades da Educação. Todos assistiram a shows das cantoras mirins Ana Lira, participante do programa The Voice (Rede Globo), e Heloisa Vans, estudante de Erechim – as gauchinhas apresentaram um número solo cada e, depois, cantaram juntas. Houve ainda apresentação de de balé com referência ao livro O Soldadinho de Chumbo, escrita 179 anos atrás pelo dinamarquês Hans Christian Andersern – a obra tem como base o amor de um soldadinho de chumbo por uma bailarina, que também é uma boneca. Em seguida, alunos homenagearam as várias etnias do Estado, em um desfile com trajes típicos de europeus e índios.

“Parabéns a todos os professores responsáveis por essas crianças chegarem até aqui, pois o trabalho de vocês reflete muito amor e dedicação”, disse o secretário estadual de Educação, Ronald Krummenauer.

Confira mais fotos

Patrona da 63ª Feira do Livro, a escritora Valesca de Assis emocionou-se com as crianças. “É gratificante estar aqui e ver gente nova que se interessa pela literatura”, elogiou.

Todos os pequenos escritores receberam um diploma de participação. Puderam ver, ainda, alguém que serve de inspiração: Renata Negalho, que participou do livro em 1994 e hoje atua como advogada.

Participaram ainda da solenidade a secretária-adjunta da Educação, Iara Wortmann, a diretora pedagógica da Seduc, Sônia Rosa, e a viúva do escritor Moacyr Scliar, Judith Scliar.

Na Feira

Nathalia autografou livro do secretário Ronald
Nathalia autografou livro do secretário Ronald - Foto: Renato Gava/Seduc

 Às 14h, uma multidão se formou no estante da Feira do Livro destinado aos 95 autores mirins. Todos ganharam cópia do Crianças e Jovens do Rio Grande Escrevendo Histórias e queriam que os autores de cada história as autografassem.

Nathalia Martins Correa, de apenas 7 anos, esforçou-se para assinar tantos livros. Um deles o do secretário Krummenauer. A menina do Escola Estadual de Ensino Médio São Luiz, de São Luiz Gonzaga, escreveu o próprio e, na frente, desenhou um coraçãozinho.

O livro de 152 páginas tem tiragem de 12 mil exemplares e, além de ser distribuído na Feira, também é encaminhado para bibliotecas escolares de todo o Estado.

Saiba mais

Seduc lança 25ª edição do livro

Secretaria da Educação