Evento do Círculo de Construção da Paz em Bento Gonçalves celebra resultados

Círculo de Construção da Paz em Bento Gonçalves
Círculo de Construção da Paz em Bento Gonçalves - Foto: 16ª CRE/Seduc
Por Tayná Schultz

Cerca de 150 pessoas participaram do Encontro Regional Restaurativo da Serra Gaúcha, resultado do projeto Pacificação nas Escolas - Um Olhar Restaurativo do MPRS.  A ação é uma iniciativa da Promotoria de Justiça da cidade e reuniu na sede do  Ministério Público de Bento Gonçalves, na semana passada, os seis grupos formados recentemente nos Círculos de Construção de Paz.

O Círculo de Construção de Paz ocorre nas escolas das redes pública e privadas e tem como objetivo promover debates visando reavaliar as metodologias aplicadas na prevenção, além de resolução de conflitos como forma de promover a prevenção à violência por intermédio do diálogo. Visa ainda fomentar e fortalecer as redes de apoio preexistentes para a utilização dos ambientes de ensino como espaços sociais formadores da cidadania, bem como aproximar as comunidades escolares do espaço social educador.

O evento é uma parceria da Associação de Juízes do Rio Grande do Sul (Ajuris) e Secretaria Estadual de Educação (Seduc), por meio das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar (Cipave), programa implantado em 100% das escolas estaduais abrangidas pela 16ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE). As formações envolveram 16 municípios.

Seis ações

No total, desde o início da ação, foram seis formações de profissionais educadores realizadas nos meses de junho e outubro, e a partir delas, passaram a acontecer os Círculos de Construção de Paz.

O promotor de Justiça Elcio Resmini Meneses foi designado pelo Procurador-Geral de Justiça para coordenar o projeto, que terá continuidade no ano de 2018. De acordo com Meneses, com a elaboração da ação, foram propostas metas como a diminuição da evasão escolar e a redução no número de registros de ocorrências policiais de conflitos no ambiente escolar.

Círculo de Construção da Paz em Bento Gonçalves
Círculo de Construção da Paz em Bento Gonçalves - Foto: 16ª CRE/Seduc

Para o coordenador da 16°CRE, professor Leonir Olímpio Razador, o plano da escola agora é a promoção da paz, sentida diariamente na coordenadoria. “Temos duas maneiras de buscar a paz: pela força e pelo diálogo. Pela força, sempre terá o vencedor e o vencido, que gera rancor e mágoa. Já o diálogo proporciona somente vencedores, desarmando o rancor”, avaliou.

Participaram do evento a promotora regional de Educação, Simone Martini, a juíza de Direito de Nova Prata, Fernanda Spenner e a secretária municipal de Educação de Garibaldi, Simone Chies.