Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Evento do Círculo de Construção da Paz em Bento Gonçalves celebra resultados

Ação em Bento Gonçalves foi coordenada pela promotoria-geral de Justiça

Publicação:

Círculo de Construção da Paz em Bento Gonçalves
Círculo de Construção da Paz em Bento Gonçalves - Foto: 16ª CRE/Seduc
Por Tayná Schultz

Cerca de 150 pessoas participaram do Encontro Regional Restaurativo da Serra Gaúcha, resultado do projeto Pacificação nas Escolas - Um Olhar Restaurativo do MPRS.  A ação é uma iniciativa da Promotoria de Justiça da cidade e reuniu na sede do  Ministério Público de Bento Gonçalves, na semana passada, os seis grupos formados recentemente nos Círculos de Construção de Paz.

O Círculo de Construção de Paz ocorre nas escolas das redes pública e privadas e tem como objetivo promover debates visando reavaliar as metodologias aplicadas na prevenção, além de resolução de conflitos como forma de promover a prevenção à violência por intermédio do diálogo. Visa ainda fomentar e fortalecer as redes de apoio preexistentes para a utilização dos ambientes de ensino como espaços sociais formadores da cidadania, bem como aproximar as comunidades escolares do espaço social educador.

O evento é uma parceria da Associação de Juízes do Rio Grande do Sul (Ajuris) e Secretaria Estadual de Educação (Seduc), por meio das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar (Cipave), programa implantado em 100% das escolas estaduais abrangidas pela 16ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE). As formações envolveram 16 municípios.

Seis ações

No total, desde o início da ação, foram seis formações de profissionais educadores realizadas nos meses de junho e outubro, e a partir delas, passaram a acontecer os Círculos de Construção de Paz.

O promotor de Justiça Elcio Resmini Meneses foi designado pelo Procurador-Geral de Justiça para coordenar o projeto, que terá continuidade no ano de 2018. De acordo com Meneses, com a elaboração da ação, foram propostas metas como a diminuição da evasão escolar e a redução no número de registros de ocorrências policiais de conflitos no ambiente escolar.

Círculo de Construção da Paz em Bento Gonçalves
Círculo de Construção da Paz em Bento Gonçalves - Foto: 16ª CRE/Seduc

Para o coordenador da 16°CRE, professor Leonir Olímpio Razador, o plano da escola agora é a promoção da paz, sentida diariamente na coordenadoria. “Temos duas maneiras de buscar a paz: pela força e pelo diálogo. Pela força, sempre terá o vencedor e o vencido, que gera rancor e mágoa. Já o diálogo proporciona somente vencedores, desarmando o rancor”, avaliou.  

Participaram do evento a promotora regional de Educação, Simone Martini, a juíza de Direito de Nova Prata, Fernanda Spenner e a secretária municipal de Educação de Garibaldi, Simone Chies.

Secretaria da Educação