Evento em Caxias do Sul marca a abertura do ano letivo

Contexto Escolar em Movimento reuniu profissionais da 4ª CRE

Professores e diretores participaram
Professores e diretores participaram - Foto: 4ª CRE/Seduc
Por Ana Denise Rosa

Mais de 350 gestores de escolas estaduais participam do evento Contexto Escolar em Movimento, abertura oficial do ano letivo da 4ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), durante a manhã e a tarde de quinta-feira (15), no auditório do Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG), em Caxias do Sul.

A solenidade teve o objetivo de acolher a todos os professores da rede estadual dos municípios de abrangência para propiciar, nas relações entre os envolvidos no processo do ensino-aprendizagem e contexto escolar em movimento, um momento de reflexão e aprendizagem.

Além do caráter pedagógico, o evento teve um viés humanístico para que as equipes diretivas pudessem iniciar o ano letivo com entusiasmo. Nesse sentido, a coordenadora da 4ª CRE, Janice Moraes, norteou sua fala em torno das relações humanas. “Na educação, precisamos preservar a tradição, como a formação humanística, o relacionamento, a noção de acolhimento. Devemos deixar de lado o que é arcaico, o autoritarismo e o envelhecimento de algumas práticas pedagógicas. Logo, precisamos estar abertos a constantemente nos reinventarmos”, disse.

Evento ocorreu na FSG
Evento ocorreu na FSG - Foto: 4ª CRE/Seduc

Amigo Acolhedor
Durante a solenidade, as equipes diretivas das instituições da rede estadual foram apresentadas ao projeto Amigo Acolhedor, uma das novidades para este ano. A proposta da Comissão Interna de Prevenção e Acidentes e Violência Escolar (Cipave) da 4ª CRE é que as escolas mobilizem um grupo de alunos voluntários para bem receber os colegas, professores, servidores e pais nos diferentes turnos de aulas. A expectativa é que todas as 120 escolas, distribuídas nas 14 cidades de abrangência da coordenadoria, implementem a iniciativa.

“É necessário que o tradicional se preserve, e faço uma referência ao respeito, que tem que ser preservado nas famílias, na escola, em toda a sociedade. Devemos lembrar sempre que conhecimento e afeto não se guardam e não se economizam, sob o risco de perdê-los”, continuou a coordenadora

Participaram do evento ainda a diretora do Departamento Pedagógico da Secretaria de Estado da Educação (DP/Seduc), Sônia Rosa; o representante da Pró-Reitoria da Faculdade da Serra, Dezimar da Costa Lima; o comandante do 12ª Batalhão de Polícia Militar, Major Jorge Emerson Ribas; o diretor da Guarda Municipal de Caxias do Sul, Ronaldo Dinnebier de Godoy; o delegado da DPCA, Caio Márcio Brisolla Fernandes; a coordenadora do Conselho Tutelar Sul, Marjorie Aver; o coordenador do Conselho Tutelar Norte, Paulo Rodrigo Toledo Inda; a coordenadora do Programa de Formação Voluntários da Paz, Katiane Boschetti Silveira; o vereador Paulo Fernando Périco (Caxias do Sul) e vários diretores, vice-diretores, coordenadores pedagógicos, supervisores pedagógicos, orientadores educacionais e professores.