Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Executivos do Bird visitam Estado e elogiam empenho do governo em investir na Educação

Representantes estiveram em escolas que receberam aporte, conversaram com comunidade escolar e se reuniram na Seduc

Publicação:

Secretário conversou com Drabble (C) e Costa
Secretário conversou com Drabble (C) e Costa - Foto: Renato Gava/Seduc
Por Renato Gava

Apesar da crise financeira que o Estado atravessa, o Rio Grande do Sul está cumprindo todas as metas estabelecidas para melhorar a Educação. A avaliação é dos executivos do Banco Mundial, o Bird, responsável por empréstimos ao governo gaúcho. O americano Michael Drabble e o cearense Leandro Costa, representantes do Banco, estiveram esta semana no Estado para visitar algumas das escolas beneficiadas pelo empréstimo.
Apenas para autonomia financeira dos estabelecimentos, em dois anos, o aporte foi de R$ 80 milhões e beneficiou mais de 700 escolas. Em reformas e ampliações, o investimento ultrapassa os R$ 100 milhões, com contrapartidas do tesouro do Estado.
Na tarde desta quinta-feira (24), ambos se reuniram com o secretário estadual de Educação, Ronald Krummenauer, a adjunta Iara Wortmann e diretores da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) para uma avaliação da visita. “Começamos com três dias de visitas em Caxias do Sul, Flores da Cunha, Garibaldi e cidades próximas. Conversamos com diretores de escolas, professores no nosso trabalho de revisar o que foi feito e realmente pudemos notar o esforço que o Estado fez nos últimos quatro anos para dar uma estrutura de qualidade melhor para os alunos das escolas estaduais”, declarou Drabble, em português – ele atende os negócios do BIRD no Brasil há quatro anos e já domina a língua.

Diretores da Seduc participaram da reunião
Diretores da Seduc participaram da reunião - Foto: Renato Gava/Seduc

Na reunião com o secretário, os dois executivos salientaram a importância de exames como o Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul, o Saers, que voltou a ser realizado no Estado em 2016, após um hiato de quatro anos. “Daqui a um mês e meio, teremos os resultados do Ideb. Será uma oportunidade de conferir os resultados e continuar o trabalho com gestores escolares, pais, alunos, professores, porque a questão da qualidade da educação não é só do professor, é de toda a comunidade escolar”, completou Drabble, cuja missão no Estado termina nesta sexta-feira.
O secretário destacou a importância da manutenção da parceria com o Banco. “Encontrar parceiros e agentes financeiros é importante para qualquer governo, e é o que o Estado encontrou no Bird. Além de financiar obras, também ajuda na reorganização do sistema educacional e, principalmente, no sistema de avaliação. Com isso, podemos ter melhor diagnóstico das escolas e realizar as alterações necessárias para retomarmos o caminho do desenvolvimento da educação no Rio Grande do Sul”, completou o secretário.


Mudanças
Depois de mais de quatro anos atuando no Brasil, Drabbler foi designado pelo banco para atuar na Ásia. Em seu lugar, assume o economista Leandro Costa, também especialista em Educação. Para qualificar a transição dos trabalhos, ele acompanhou as visitas do antecessor. “Também estamos olhando ações que podem ajudar o Estado em desenhar estratégias para o futuro, entre elas como se preparar para a nova reforma do Ensino Médio e a lidar com a nova Base Nacional Comum Curricular. São ações que vão exigir do Estado uma formação de professores e mudanças em todo o sistema”, resumiu.

00:00:00/00:00:00

Confira a entrevista exclusiva de Michael Drabble

Confira a entrevista exclusiva de Michael Drabble Crédito: Seduc RS

00:00:00/00:00:00

Confira a entrevista exclusiva com Leandro Costa

Confira a entrevista exclusiva com Leandro Costa Crédito: Seduc RS

Secretaria da Educação