Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Fase completa 15 anos com solenidade no Palácio Piratini

Publicação:

SEDUC- RS - O governador José Ivo Sartori e o Secretário Estadual de Educação, Luís Alcoba de Freitas, estiveram presentes na solenidade de 15 anos da FASE/RS ocorrida no Palácio Piratini. FOTO: RODRIGO RODRIGUES/SEDUC
15 anos FASE - Foto: Rodrigo Rodrigues/SEDUC
Por Marieli Rangel

Com a presença do governador do Estado, José Ivo Sartori, da primeira-dama e secretária interina do Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos, Maria Helena Sartori, do secretário da Educação, Luís Alcoba de Freitas, e do presidente da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase), Robson Zinn, foi realizada uma solenidade no Palácio Piratini para marcar os 15 anos da instituição. O ato ocorreu na manhã desta quinta-feira (16).

Na ocasião, foi assinado um convênio para construção de unidades escolares na Fase e entregue 12 veículos para a instituição. Além disso, haverá obras para videomonitoramento nas unidades de internação, no valor de R$ 2,59 milhões, com a instalação de 834 câmeras em pontos estratégicos da sede administrativa e nas demais unidades do Estado.

A modernização permitirá maior controle e fiscalização das rotinas dos centros de atendimento socioeducativo. Os municípios beneficiados serão Porto Alegre, Pelotas, Santo Ângelo, Passo Fundo, Uruguaiana, Caxias do Sul e Novo Hamburgo.

Para Maria Helena Sartori, o governo do Estado está pensando no futuro quando investe em prevenção. “Precisamos mostrar à sociedade que esse é o papel do governo: criar oportunidades para os jovens em conflito com a lei", ressaltou.

Escolas

Até o fim do primeiro semestre de 2018, serão construídas nove unidades escolares autônomas nas áreas dos centros de atendimento socioeducativos nos municípios de Porto Alegre (4), Caxias do Sul (1), Pelotas (1), Uruguaiana (1), Santo Ângelo (1) e Santa Maria (1), resultado de uma parceria entre a Fase e a Secretaria da Educação.

“O ambiente escolar é propício para a recuperação desses jovens. A educação possibilita que eles possam dar um novo sentido e reconstruir as suas vidas”, destacou o titular da Secretaria da Educação, Luís Alcoba de Freitas.

O convênio firmado é no valor de R$ 10 milhões. Além de prédios modernos e bem equipados para o ambiente escolar, a medida permitirá a ampliação dos espaços para a realização de cursos e oficinas profissionalizantes para os adolescentes.

Caravana da Socioeducação

Outra iniciativa lançada no evento foi a Caravana da Socioeducação. A primeira edição ocorrerá no próximo dia 29, em Uruguaiana. A ideia é mostrar o trabalho realizado pela Fase, bem como evidenciar o processo de ressocialização e inclusão de jovens infratores na sociedade.

 *Colaborou Cassiane Osório e ACS/Fase

Secretaria da Educação