Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

FEE entregará à Seduc 1,2 mil cópias do RS em Números 2017

Obra traz inovações este ano

Publicação:

"Este trabalho nos ajuda a conhecer a nossa realidade", afirmou Maria do Carmo
"Este trabalho nos ajuda a conhecer a nossa realidade", afirmou Maria do Carmo - Foto: FEE/Divulgação
Por Seduc

A Fundação de Economia e Estatística Siegfried Emanuel Heuser (FEE) lançou esta semana a edição 2017 do RS em Números, publicação que partilha dados, análises e números referentes a vários setores do Estado. A entidade entregará 1,2 mil unidades para a Secretaria de Educação do Estado (Seduc), que por intermédio das Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) fará chegar a obra às escolas e bibliotecas públicas de todo o Estado.

A cerimônia de lançamento foi feita no Museu de Arte Contemporânea (Margs-RS) e contou com representantes de vários setores. Coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas Escolares do Estado (Sebe/Seduc), a professora Maria do Carmo Nizetti destacou a “importância imensa” da publicação. “Nestes gráficos, aparecem metas nossas. Se nós tivéssemos mais alunos no ensino fundamental, provavelmente teríamos menos violência”, exemplificou. “Este trabalho nos deixa claro como estamos, nos ajuda a conhecer nossa realidade. Quero agradecer em nome das escolas por este trabalho honesto e bem feito, com estatísticas confiáveis e de qualidade”, enfatizou a professora.

A obra deste ano amplia algumas informações e traz novos temas – previdência, segurança, renda e pobreza, serviços, transportes e participação política. Conforme a entidade, o propósito é disponibilizar mais indicadores-chave do Estado em seus aspectos econômico e social. “É uma contribuição à sociedade gaúcha para a ampliação das informações sobre a realidade socioeconômica do Estado”, resumiu o presidente da FEE, José Reovaldo Oltramari.

As informações são organizadas em resumo socioeconômico regionalizado (Conselhos Regionais de Desenvolvimento e Regiões Funcionais de Planejamento), dados econômicos (contas regionais, agropecuária, indústria, serviços, agronegócio, comércio exterior, mercado de trabalho e finanças públicas) e dados sociais (população, previdência, Idese, saúde, educação, segurança, renda e pobreza, transportes e participação política).

A artista que ilustra as páginas da edição é a primeira negra a se formar na Escola de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), Maria Lídia Magliani. De acordo com a FEE, os livros serão enviados nos próximos dias à Seduc.

Secretaria da Educação