Feira de ciência e tecnologia é lançada no Palácio Piratini

Mostratec é lançada em Novo Hamburgo

Pedro Henrique Capp Kopper, da Fundação Liberato, conquistou o segundo lugar na maior feira de ciências da China - Foto: Dani Barcellos/Palácio Piratini
Por Alessandra Pinheiro/Secom

A Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec), feira de projetos de pesquisa desenvolvidos por jovens cientistas de diversos países organizada pela Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, terá sua 32ª edição, entre os dias 23 e 27 de outubro, na Fenac, em Novo Hamburgo. O lançamento oficial da exposição ocorreu nesta segunda-feira (16), no Palácio Piratini, e contou com a presença do governador José Ivo Sartori e do secretário da Educação, Ronald Krummenauer.

Para Sartori, a Mostratec é uma feira que destaca projetos do futuro, por meio de grandes talentos. "É um evento que estimula os jovens para a iniciação científica e tecnológica. Além da inovação presente em cada apresentação, a mostra é um ambiente onde é possível realizar a troca de ideias, facilitando o intercâmbio de conhecimento e cultura", ressaltou.

O secretário da Educação destacou a importância do evento para fortalecer projetos público-privados. "Com certeza, a Mostratec já é um grande exemplo de que parcerias entre o setor público e as iniciativas privadas podem, sim, funcionar muito bem. Espero que, futuramente, possamos comemorar o lançamento de mais iniciativas como esta", disse.

"Por meio da feira, incentivamos não só jovens e adolescentes, mas também professores. O objetivo da Fundação Liberato é, cada vez mais, formar profissionais capacitados, que auxiliam no desenvolvimento do setor de tecnologia e inovação, destacando, de forma significativa, o protagonismo do jovem na ciência", afirmou o diretor executivo da Fundação Liberato, Leo Weber.

A Mostratec é uma feira de projetos de pesquisa desenvolvidos por jovens cientistas de diversos países - Foto: Dani Barcellos/Palácio Piratini

A Mostratec

A Mostratec 2017 é uma ação da Secretaria da Educação e  Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha. Ao todo, a feira reúne 640 projetos de estudantes do ensino médio e técnico, entre 14 e 20 anos. O objetivo é promover a integração entre as instituições de ensino e pesquisa e o meio empresarial, possibilitando o desenvolvimento e a aplicação de novas tecnologias.

Durante os dias de mostra, os participantes ainda podem visitar atividades integradas ao evento como a Mostratec Júnior (para estudantes do ensino fundamental), o Seminário Internacional de Educação Tecnológica (Siet), os Jogos Mostratec, a Corrida Mostratec Sesc, o Festival Maker Mostratec de Robótica e a Feira Regional do Livro de Novo Hamburgo.

A feira conta com o apoio do governo federal, Banrisul, e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, além de diversos patrocinadores.

Medalha Mérito Rio-Grandense

No lançamento da mostra, o governador José Ivo Sartori entregou a medalha Mérito Rio-Grandense  ao estudante do curso técnico de eletrônica da Fundação Liberato, Pedro Henrique Capp Kopper, único estudante brasileiro a participar da maior feira de ciências da China em 2017, conquistando o segundo lugar na categoria projetos internacionais.

A honraria homenageia pessoas físicas e jurídicas que contribuíram, nas mais diversas áreas, demonstrando interesse e dedicação ao que fazem. Entre as personalidades que foram contempladas recentemente com o mérito estão as judocas da Sogipa, Mayra Aguiar e Érika Miranda.