Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Formação Continuada de Ensino Religioso reúne todas as CREs na Seduc

Evento ocorreu durante a semana

Publicação:

Evento ocorreu no Auditório Paulo Freire
Evento ocorreu no Auditório Paulo Freire - Foto: Renato Gava/Seduc
Por Seduc

A Secretaria de Estado da Educação promoveu durante a semana uma Formação Continuada para professores de Ensino Religioso. Realizado no auditório Paulo Freire, o evento contou com a participação das 29 Coordenadorias Regionais de Educação e da Divisão Porto Alegre.

Conforme a assessora do Ensino Religioso da Seduc, janete Cavalcanti, o objetivo foi qualificar as ações didático-pedagógicas dos professores para que, por meio de estudos dos conhecimentos religioso e das filosofias das tradições religiosas, construam atitudes de reconhecimento e respeito às diversidades da escola.

Entre os temas, foram discutidos a legislação no Brasil, os fundamentos teóricos e epistemológicos (analisando a cultura, filosofia, sentimentos e outros itens), as contribuições da Neurociência, os eixos temáticos e os princípios e éticas para o cuidado da vida nas diversas tradições – sempre como enfoque o Ensino Religioso. A nova Base Nacional Comum Curricular também foi aborda, com palestra da professora Carmen França da Silva. Entre os outros palestrantes do evento estava o diretor de Recursos Humanos da Seduc, José Adilson Antunes.  

Secretaria da Educação