Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Formação de Professores na Educação Básica é tema de encontro com a Capes

Carlos Lenuzza, diretor da área na Capes, foi recebido pelo secretário Faisal Karam nesta sexta-feira

Publicação:

Visita do Diretor da CAPES Carlos Lenuzza
Visita do Diretor da CAPES Carlos Lenuzza - Foto: Crédito: Lucas Nogare

O secretário estadual de Educação, Faisal Karam, recebeu na manhã desta sexta-feira, 22 de março, o diretor de Formação de Professores da Educação Básica da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Carlos Lenuzza. Também estiveram presentes no encontro a diretora-adjunta da Secretaria de Educação, Ivana Flores Genro, e a Gerente do Sesi Sônia Bier.

Lenuzza apresentou ao secretário dados referentes aos programas gerenciados pela Capes na área da formação, como o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), o Programa de Residência Pedagógica e a Universidade Aberta do Brasil (UAB), na área da educação a distância. “Queremos contribuir cada vez mais com a rede pública do Rio Grande do Sul, ampliando a formação de professores que já é feita hoje, e qualificando o ensino”, destacou. Entre as metas do governo para 2019 está a reversão da posição do Estado nos indicadores do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Segundo o secretário, a formação e a qualificação dos professores será fundamental nesse processo. “Valorizamos, incentivamos e apoiamos todo tipo de parceria que busque qualificar e melhorar o nosso ensino, e colaborar na qualidade da educação. Esse é o nosso foco”, ressaltou Karam.

As inscrições para os programas Pibid e Residência Pedagógica estão abertas até 16 de abril. Já o prazo para submissão de propostas para articulação de cursos superiores na modalidade de Educação a Distância no âmbito do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) vai até 20 de abril. O edital selecionará o total de 100 mil vagas a serem preenchidas entre julho de 2018 a dezembro de 2019. Dessas 100 mil vagas, 10 mil serão destinadas ao RS.

Secretaria da Educação