Governo do Estado promove Seminário do Programa de Oportunidades e Direitos na Vila Cruzeiro

Ao todo, seis regiões foram contempladas para debater o programa de prevenção da violência escolar

Seminário de Sensibilização do Programa de Oportunidades e Direitos (POD) ocorre nos dias 22 e 23 de novembro - Foto: Diego da Costa

O Governo do Estado, por meio das Secretarias de Educação (Seduc) e Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos (SDSTJDH), em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), está promovendo entre os dias 22 e 23 de novembro o II Seminário de Sensibilização do Programa de Oportunidades e Direitos (POD).  A cerimônia de abertura que ocorreu na manhã desta quarta-feira (22), no Centro Estadual de Treinamento Esportivo da Vila Cruzeiro (Cete), contou com a presença de 40 representantes das escolas de ensino fundamental Tito Marques, Almirante Álvaro de Motta e Silva, Vila Cruzeiro do Sul, Nações Unidas e Paul Harris.

O projeto que está sendo trabalhado nas regiões do Rio Grande do Sul com maior vulnerabilidade social contempla seis localidades das regiões da 1ª e 28ª Coordenadorias Regionais de Educação (CREs). Além da Vila Cruzeiro, os bairros Restinga e Lomba do Pinheiro em Porto Alegre e os municípios de Alvorada e Viamão foram escolhidos para o desenvolvimento do programa.

O Programa de Oportunidades e Direitos (POD) tem o objetivo de sensibilizar os membros da comunidade escolar e das instituições de ensino para qualificar a gestão dos Centros de Juventude, através da utilização de práticas com ênfase restaurativa como estratégia para a pacificação da convivência escolar.  Além de colaborar com a institucionalização das práticas fundamentadas na cultura da paz, o programa também visa estimular a implantação das Cipaves nos locais que ainda não possuem as comissões formadas.

De acordo com a diretora de Justiça da SDSTJDH, Ana Severo, a ideia principal é oferecer nos Centros de Juventude destas regiões de conflito, atividades de capacitação profissional, de atendimento psicossocial e treinamento para os professores lidarem de maneira restaurativa com os problemas. “Temos que oferecer alternativas para os jovens e a concepção do projeto é exatamente esta. Nós focamos nestas seis localidades com maiores índices de violência e por meio de ações de pacificação e atendimento à estas populações é que queremos reverter esta realidade”, explica.

Conforme o promotor de Justiça e consultor do POD, Afonso Konzen, a diminuição da violência não vai ser obtida pelos métodos tradicionais de repressão. Segundo ele, o processo de pacificação da sociedade passa pela segurança pública, pela justiça e principalmente pela educação. “É preciso mudar a estratégia e oferecer alternativas para estas pessoas. O programa pretende evitar que os jovens se tornem reincidentes dando-lhes a chance de ter outro futuro e isso começa na infância”, destaca.

A coordenadora da 1ª CRE, Maria Luiza de Moraes, agradeceu a presença dos professores e enfatizou a importância da participação dos Centro de Juventude para a implantação de ações de prevenção da violência escolar. “Fico muito feliz com a presença e a participação dos representantes de escolas que estão aqui hoje. Este é um programa importantíssimo para a resolução de conflitos de convivência nas nossas instituições de ensino”, afirma.

Ainda estiveram presentes no evento a assessora estadual da Cipave, Adriana Tavares, e a coordenadora da Cipave na 1ª CRE, Carine Pinos.

Próximos encontros

Os próximos Seminários de Sensibilização do Programa de Oportunidades e Direitos (POD) já têm datas marcadas. Nos dias 28 e 29 de novembro o evento ocorre na Restinga. Nos dias cinco e seis de dezembro em Alvorada, dias sete e oito na Lomba do Pinheiro e fechando o mês, nos dias 11 e 12, o encontro acontece no Bairro Rubem Berta em Porto Alegre.