Governo prepara volta às aulas na rede escolar pública estadual

Secretário Alcoba e coordenadores regionais foram recebidos pelo governador Sartori nesta terça-feira

O governador José Ivo Sartori e o secretário estadual de Educação, Luís Alcoba, reuniram-se na manhã desta terça-feira (21) com os coordenadores regionais de Educação, para alinhar os trabalhos para o início do ano letivo.
Reunião com governador Sartori e coordenadorias regiona - Foto: Rodrigo Rodrigues, Seduc

O ano letivo começa com melhorias importantes em prédios escolares, como resultado do investimento de aproximadamente R$ 130 milhões em reformas e ampliações. Além disso, R$ 35 milhões foram destinados à compra de mobiliários para salas de aula, laboratórios e cozinhas das escolas. Na manhã desta terça-feira (21), o governador José Ivo Sartori reuniu-se no Palácio Piratini com o secretário da Educação, Luís Alcoba, e coordenadores regionais de Educação para conversar sobre obras em estabelecimentos escolares, alimentação, compra de mobiliário, transportes e segurança.

Sartori ressaltou a importância da integração entre escolas e a população dos locais onde elas funcionam. "O nosso papel é olhar para o futuro da educação. Logo, é preciso que escola e comunidade também trabalhem em conjunto. Quando isso acontece, o ambiente de ensino melhora e a sociedade cresce", afirmou. Participou também da reunião a secretária de Políticas Sociais, Maria Helena Sartori.

De acordo com Alcoba, o governo trabalha desde o ano passado para proporcionar uma boa estrutura aos alunos. "Certamente, começaremos o período escolar com um número considerável de escolas reformadas, prontas para receber os estudantes com qualidade e segurança", destacou.

CONFIRA A GALERIA DE FOTOS

SEGUNDA-FEIRA

Antes da reunião com o governador, os coordenadores estiveram com o secretário Alcoba e os diretores da pasta, na segunda-feira (21/02). Um dos assuntos tratados foi a Lei do Novo Ensino Médio, sancionada pelo presidente Michel Temer, em Brasília, na última quinta-feira (16/02).

"A Lei é o início para que possamos fazer as mudanças, mas elas só vão ocorrer no momento em que envolvermos professores, estudantes e comunidade escolar", disse a secretária-adjunta, Iara Wortmann.

Na tarde de segunda, os diretores de departamento da Seduc forneceram informações e esclarecimentos acerca de questões de suas respectivas responsabilidades.

CIPAVES

O encontro também propôs um diálogo sobre as Cipaves, ministrado pela gerente estadual do programa, Luciane Manfro. Na ocasião, ela ressaltou a intensificação dos trabalhos, presentes em mais de 2,1 mil estabelecimentos de ensino da rede estadual.

"Tivemos um salto de 6 mil para 14 mil ações. Para isso, contamos com o apoio da Brigada Militar, Polícia Civil, além dos Conselhos Tutelares, que nesse trabalho de prevenção registram um aumento de 80% em presenças nas escolas", comentou.

Luciane ainda constatou a queda de incidentes em sete dos 10 indicadores e que o Rio Grande do Sul é o único entre os estados brasileiros que realiza esse acompanhamento.

"As Cipaves são exemplos para os outros estados. Somos, inclusive, procurados por eles para implantar ações semelhantes em suas escolas", disse.

00:00:00/00:00:00

Governo prepara volta às aulas na rede escolar pública estadual

A volta às aulas na rede escolar pública estadual é no dia 6 de março. A abertura do ano letivo de 2017 foi tema da reunião no Palácio Piratini, com o governador José Ivo Sartori, diretores da secretaria de Educação e coordenadores regionais.