Inaugurado micro-ônibus de leitura em Bom Jesus

Ação aproveita sucata que iria a leilão da prefeitura

Decoração foi realizada através de rifa vendida pelos pais dos alunos
Decoração foi realizada através de rifa vendida pelos pais dos alunos - Foto: 23°CRE/Seduc
Por Tayná Schultz

A Escola Estadual de Ensino Fundamental Conde de Afonso Celso, em Bom Jesus, na Serra, realizou na semana passada, três projetos literários para incentivar e cultivar o hábito de leitura dos alunos. Entre eles, a inauguração do Bibliomicro Conde, um micro-ônibus reformado que funciona como biblioteca.

O veículo tem como objetivo despertar nos alunos o gosto pela leitura e, assim, introduzir a prática como forma de lazer fora da escola. Ele surgiu de um desejo da diretora Carli Varela de Oliveira, de proporcionar novo ambiente confortável e descontraído para atrair o desejo de leitura dos jovens. Ela obteve a sucata, que iria ser leiloada pela prefeitura, e, em parceria com o Sicredi, reformou o veículo e o encheu com novos livros.

“Podemos sentir o empenho e o contentamento por parte da comunidade. Nosso objetivo é expandir o projeto para que os pais sentem com os filhos para ler livros e tomar um chimarrão”, disse a professora. Ela agradeceu ainda o empenho dos pais que, com a venda de rifas, garantiram a compra de novos livros para o ônibus, bem como tapetes e pufes.

Confira mais fotos

O Bibliomicro ficará à disposição de toda a comunidade no pátio da escola. Conforme a diretora, haverá um rodízio com as turmas para que os alunos possam desfrutar de um momento diferente de leitura, e vão poder utilizar o espaço interno e externo do Bibliomicro na hora do recreio.

A diretora ressalta ainda que os pais e toda a comunidade poderão usufruir desta biblioteca externa, que ficará aberta durante o horário de funcionamento da escola.

A coordenadora da 23ª CRE, professora Gilvana Rissardi Baldin, parabenizou a escola bela importante iniciativa, que segundo ela “estimula o ingresso e a permanência no mundo da leitura”.