Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Inscrições para a Olimpíada de Matemática encerram nesta sexta

Conheça a história de Vinícius, o multimedalhista gaúcho da Obmep

Publicação:

Inscrições para a Olimpíada de Matemática encerram nesta sexta
Vinícius exibe as medalhas conquistadas na Obmep; ele ainda espera o ouro do último ano - Foto: Eduardo Vidal, Seduc
Por Leonardo Ozório

O aluno da rede estadual Vinícius Souza Cunha confirmou participação para a 13ª Olimpíada Brasileira de Matemática (Obmep) em busca da quinta medalha. O jovem presta o exame desde a 9ª edição, ocorrida em 2013, quando foi contemplado com o bronze. Quatro anos depois, ele exibe, pendurada ao pescoço, a primeira conquista acompanhada de mais duas condecorações: uma de prata e outra de ouro.

“Ainda tenho mais uma mealha de ouro para receber, viu?! Relativa à Olimpíada do último ano", lembra o adolescente, que deverá ganhá-la em cerimonia nacional promovida pela organização.

Aos 16 anos, ele recorda a preparação para as provas da Obmep, destacando a necessidade do desenvolvimento do raciocínio lógico para a compreensão de questões mais difíceis, além do suporte fornecido pela família e o acompanhamento escolar.

"Gosto de estudar por conta própria, revisando provas aplicadas em anos anteriores. Quando participei pela primeira vez, por exemplo, não tinha computador em casa. Por isso, meu primo me convidava para ir até sua casa somente para estudar", conta.

Seus rendimentos, tanto em sala de aula quanto na Obmep, são motivos de orgulho para a comunidade escolar do Colégio Estadual Miguel Lampert, em Canoas. De acordo com a orientadora da instituição, Roselaine Santos, trata-se de um aluno exemplar e sempre disposto a ajudar os colegas.

Identificado com a Matemática, sua matéria preferida, Vinícius revela o desejo de levá-la consigo para a vida profissional. Mesmo novo, traça o desejo de prestar vestibular e ingressar nas Ciências Exatas: quer ser contador ou professor.

Pela primeira vez, Vinícius realizará a prova de Nível 3, destinada aos estudantes do Ensino Médio. Em sua análise, aposta em uma exame "mais disputado", uma vez que a 13ª Obmep passará a contar com a participação de instituições privadas. Tais desafios propostos, no entanto, não abalam sua confiança, disposta a buscar a terceira medalha de ouro.

"Claro que ficarei satisfeito se conquistar mais um bronze ou prata, mas meu foco é o ouro", conclui.

Inscrições

As inscrições para a Obmep só poderão ser feitas pelas escolas até a próxima sexta-feira (31/03), que indicarão a quantidade de estudantes para a primeira fase – nos próprios locais onde estão matriculados, marcada para o dia 6 de junho, com as provas objetivas.

Os que obtiverem as maiores notas passarão para a segunda fase, a ser realizada no dia 16 de setembro, em ambientes indicados pela coordenação do evento. A divulgação dos primeiros lugares está marcada para o dia 22 de novembro.

Entre os vencedores, 575 serão condecorados com medalhas de ouro; 1.725 de prata; 5.175 de bronze; e até 51,8 mil receberão certificados de menção honrosa. Quanto aos profissionais, aproximadamente 970 receberão diploma de menção honrosa e livros de apoio didático. A Obmep é uma realização do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa).

Informações do Portal Brasil.

Secretaria da Educação