Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Instituto Goethe capacita servidores na Alemanha

Ação vai contribuir para escolas públicas nas quais existe a oferta da língua

Publicação:

Encontro na Alemanha
Encontro na Alemanha - Foto: Luciana Grieger/Arquivo pessoal
Por Seduc

 Abordagem acerca do ensino da língua estrangeira e conceitos de multilinguismo foram os principais objetivos do encontro promovido pelo Instituto Goethe, na Alemanha, para gestores públicos. Participaram representantes de secretarias de Educação municipais e estaduais de várias partes do Brasil. O programa incluiu visitas ao Serviço de Intercâmbio Pedagógico em Bonn, Ministério da Educação em Düsseldorf, Universidade Duisburg-Essen, Ministério da Educação em Berlim, Universidade Livre de Berlim, Instituto do Desenvolvimento da Qualidade na Educação, Escola Europeia Alemã-Portuguesa, Parlamento Alemão e Embaixada Brasileira.

“A viagem oportunizou a discussão de diferentes possibilidades de cooperação entre os órgãos, a serem executadas nas escolas públicas que ofertam a Língua Alemã”, disse a professora Juliana Grieger, assessora pedagógica do Departamento Pedagógico da Secretaria de Estado da educação (Seduc), que participou do encontro, ocorrido em novembro. 

Cooperação – O Termo de Cooperação firmado entre a Seduc e o Instituto Goethe soma resultados positivos para a rede pública. Em 2017, escolas estaduais realizaram provas de proficiência A1 e os alunos obtiveram índices de aprovação de 86% – algumas realizaram os exames pela primeira vez.

Encontro na Alemanha
Encontro na Alemanha - Foto: Luciana Grieger/Arquivo pessoal

O diretor de Ensino do Goethe, Adrian Kissmann, afirma que “é importante salientar que há professores de todas as escolas participando ativamente da formação de digitalização, bem como das demais formações oferecidas pelo Instituto”, referindo-se ao objeto do Termo de Cooperação firmado com o Estado do Rio Grande do Sul.

Confira a lista das escolas participantes:

– Colégio Estadual de Tupandi – Tupandi;

– Colégio Estadual Padre Werner – Nova Petrópolis;

– EEEM Décio Martins Costa – Picada Café;

– CE Conego Afonso Scherer – Santa Maria do Herval;

– EEEF Padre Amstad – Nova Petrópolis;

– EEEB Prof. Francisco José Damke – São Paulo das Missões;

 EEEF São José – Nova Petrópolis;

– EEEM 1º de Maio – Nova Petrópolis 

Secretaria da Educação