Lançada a 47ª edição dos Jogos Escolares do Rio Grande do Sul

SEDUC- RS - Na manhã desta quinta-feira (30/03) o Secretário Estadual de Educação, Luís Alcoba de Freitas, participou da abertura oficial do JERGS 2017 realizada na SEDUC em Porto Alegre. FOTO: RODRIGO RODRIGUES/SEDUC
Abertura Oficial do JERGS 2017 - Foto: Rodrigo Rodrigues/SEDUC
Por Eduardo Vidal

A Seduc lançou nesta quinta-feira (30/03) a 47ª edição dos Jogos Escolares do Rio Grande do Sul (Jergs), que ocorrem de março a novembro. Os jogos são divididos em cinco fases: Municipal, Coordenadoria, Regional, Estadual e Seletiva para os Jogos Escolares da Juventude, etapa de âmbito nacional.

Além das modalidades de Atletismo, Basquetebol, Xadrez, Futsal, Handebol e Voleibol, que já eram disputadas em anos anteriores, a edição de 2017 conta também com disputas de Tênis de Mesa. Outro avanço foi a inclusão de alunos com deficiência nas provas de atletismo. As disputas ocorrem nas categorias Infantil (11 a 14 anos) e Juvenil (15 a 17 anos).

Na oportunidade, o secretário de Educação, Luís Alcoba, enfatizou a importância dos jogos no desenvolvimento dos alunos, bem como o empenho das equipes de assessores na organização dos jogos.

“Os Jergs ajudam a formar cidadãos. Por meio do esporte, nós conseguimos desenvolver e passar para os jovens uma série de valores que são muito caros à nossa sociedade, como a solidariedade, de ser conjunto e de que nossa sociedade é feita de contrários. Com o o incentivo à prática do esporte nas nossas escolas, iremos formar estes bons cidadãos", destacou.

Em 2016, os jogos contaram com a participação de mais de 140 mil estudantes de 445 municípios. Na edição passada, foram investidos R$ 2,9 milhões, recursos oriundos do Salário-Educação - contribuição arrecadada pela União e distribuída aos estados.

De acordo com a diretora pedagógica da Seduc, Márcia Coiro, a escola é um espaço em que o aluno, independente da idade, deve receber um leque de conhecimento das possibilidades educativas que a área do esporte, do lazer e da atividade física proporciona para o seu desenvolvimento.

“As escolas têm como conceito básico o desenvolvimento da educação integral. Isso só poderá acontecer se o esporte e a educação física estiverem presentes, pois essas áreas permeiam as demais, auxiliando nos processos cognitivos e no desenvolvimento da aprendizagem dos nossos alunos”, concluiu.

A previsão para 2017 é investir R$ 4 milhões nos jogos, com recursos da Lei Pelé - receita oriunda das Loterias cuja parcela de 10% é investida em desporto escolar.

O regulamento e as fichas de inscrição serão publicados nos próximos dias no site da Secretaria da Educação.

A cerimônia de abertura dos jogos contou ainda com uma homenagem ao criador do regulamento das primeiras edições dos Jergs, Arno José Ciulla Raupp.

Concurso para confecção da bandeira dos Jergs

Outra novidade em 2017 é o concurso para a confecção da bandeira dos Jergs. Estão aptos a participar todos os alunos das séries finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e do Ensino Médio. O regulamento do concurso será definido e enviado às escolas nos próximos dias. O concurso foi idealizado pela professora Rosângela Goldani de Borba, de Osório.

Presenças

Além do secretário Luís Alcoba e da diretora Márcia Coiro, também estiveram presentes na cerimônia a secretária adjunta, professora Iara Wortmann e a coordenadora titular da 1ª Coordenadoria Regional de Educação, Maria Luiza de Moraes, que no ato representou as demais Coordenadorias do Estado.

As escolas foram representadas por parte das equipes de futebol, vôlei e basquete da Escola Técnica Parobé, pelos alunos Nathaly Midon, que pratica atletismo, e Pedro Lucas Xavier, medalhista de bronze nas Paralimpíadas Escolares 2016, ambos da Escola Professor Sarmento Leite, e pela aluna Amanda Kourroski Haiml, da Escola Paraíba, que fez uma apresentação de ginástica ritmica. Diretores e professores dos três estabelecimentos de ensino acompanharam os estudantes.

Os jogos em 2016

• 141.800 estudantes
  • 1.241 escolas estaduais
  • 877 escolas municipais e federais