Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Livro conta a história do curso de normalistas

Resgate histórico feito na Seduc traz tudo sobre as Escolas Estaduais de Curso Normal do Estado

Publicação:

Livro tem dados históricos
Livro tem dados históricos - Foto: Clark Sarmento
Por Renato Gava

Autoridades da educação de todo o Estado vão estar reunidos nesta segunda-feira (12), às 16h30min, para o lançamento do livro Narrativas e Memórias das Escolas Estaduais de Curso Normal do Rio Grande do Sul. A cerimônia será na Praça Luiz Quartieri, na Secretaria de Estado da Educação (Seduc) – Avenida Borges de Medeiros, 1501, Centro Administrativo.

A obra traz uma inédita compilação de documentos e fatos históricos das 99 escolas da rede estadual gaúcha que ainda oferecem o curso, surgido no Estado em 1869 – o pioneiro foi o Instituto Flores da Cunha, de Porto Alegre. “O resgaste traz ainda as particularidades de cada uma das escolas. A oferta do Curso Normal diminuiu muito em todo o Brasil, mas ainda é uma marca no sistema de ensino gaúcho”, assessor pedagógico da Seduc Clark Balbueno Sarmento, um dos organizadores da obra.

No Rio Grande do Sul, o Curso Normal é composto por particularidades. “Como o Instituto de Educação Indígena Angelo Manhká Miguel, no Norte do Estado, que forma professores indígenas kaigang e a escola Reinaldo Fernando Cóser, em Santa Maria, que forma professores surdos”, exemplifica Clark.

Cada Coordenadoria Regional de Educação (CRE) e as escolas citadas receberão um exemplar da obra, que tem 312 páginas e, além de textos, contém fotos históricas. A solenidade de lançamento terá apresentações artísticas e homenageará a secretária-adjunta da Educação, Iara Wortmann, pelo conjunto de suas ações em benefício da educação.

Secretaria da Educação