Mais de 60 mil professores irão debater a Nova Base Nacional Curricular no Estado

O dia “D” da BNCC, como é chamado, ocorre no Rio Grande do Sul na quinta-feira (15) - Foto: Seduc
Por Seduc

A Secretaria Estadual de Educação (Seduc) estará promovendo, na próxima quinta-feira (15), uma mobilização entre os professores da rede estadual para debater a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que será implantada a partir de 2019 em todo o país, no ensino infantil e fundamental. No Estado, serão 2.545 escolas e mais de 60 mil professores mobilizados, a partir das 30 Coordenadorias Regionais de Educação.

O início das reuniões simultâneas será marcado durante evento no auditório Paulo Freire na Secretaria Estadual de Educação, às 8h30, com uma atividade que reunirá servidores da Seduc, até às 12h30. Neste dia, não haverá aulas na rede estadual e os professores estarão dedicados a debater as competências e as normativas do BNCC. O formato das reuniões segue normativa do MEC e prevê dinâmicas e debates entre os participantes.

O dia “D”, como é chamado, ocorreu em todo o Brasil no dia 6 de março passado, porém, devido à greve do magistério e o consequente atraso no calendário de 2018, o debate ocorrerá mais tarde no Rio Grande do Sul. ”Esta iniciativa é uma grande oportunidade para o Brasil começar a dar um rumo diferente na qualidade da sua educação ”, destaca o Secretário Ronald Krummenauer.

A realização do dia D segue uma orientação do Ministério da Educação (MEC), em conjunto com o Conselho Nacional dos Secretários de Educação (CONSED), e da União dos Dirigentes Municipais da Educação (Undime).

Novo Referencial Curricular do RS

Ainda neste ano, a rede estadual deverá debater, também, o Novo Referencial Curricular gaúcho, complementar ao BNCC. Para tanto, o governo do estado irá publicar uma portaria para constituir uma comissão de 22 professores representando a Seduc, a Undime e o Sindicato do Ensino Privado no Rio Grande do Sul (Sinepe/RS) para debater o novo currículo.

Posteriormente, será criado um site para que professores das três redes ofereçam sugestões de assuntos a serem trabalhados no novo currículo. As consultas públicas estão previstas para ocorrer até o final do mês de junho.

O novo projeto visa agregar temáticas regionais como história, cultura e diversidade étnico-racial. Podem entrar questões de variação linguística, danças folclóricas, fauna e flora, história, artistas gaúchos, o que for regional e importante para as escolas do Rio Grande do Sul.

Para a diretora do Departamento Pedagógico da Seduc, Sônia Rosa, a implementação da BNCC e a construção do Referencial Curricular Gaúcho, permitirão um olhar mais atento aos fenômenos sociais, políticos e culturais do Rio Grande Sul. “ O Referencial será um balizador na construção dos currículos nas escolas. Por isso a importância do Dia D, que viabiliza o conhecimento da organização e da estrutura da BNCC, bem como as macrocompetências para as etapas da Educação Infantil e Ensino Fundamental”, explica.

Sobre a BNCC

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) foi homologada em 20 de dezembro de 2017 para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental. A BNCC serve como referência para a construção e adaptação dos currículos de todas as redes de ensino do país. As redes e escolas seguem com autonomia para elaborar, por meio do currículo, metodologias de ensino, abordagens pedagógicas e avaliações, incluindo elementos da diversidade local e apontando como os temas e disciplinas se relacionam. A BNCC e os currículos têm, portanto, papeis complementares: a Base dá o rumo da educação, mostrando aonde se quer chegar, enquanto os currículos traçam os caminhos

Veja aqui o material de apoio