Mediotec abre mais de 1,5 mil vagas em cursos técnicos a alunos da rede pública

Curso é concomitante ao Ensino Médio
Curso é concomitante ao Ensino Médio - Foto: Seduc
Por Renato Gava

As Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) abrem no dia 11 de julho as inscrições para o Mediotec, que consiste em 1.573 vagas em cursos técnicos concomitantes ao Ensino Médio para alunos da rede pública. A ação faz parte do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), do Ministério da Educação.

As ofertantes no Estado são: Instituto Federal Farroupilha (IFF), QI Escola de Educação Profissional e Escola Técnica Cristo Redentor, além das escolas de educação profissional Alcides Maya, Cecília Meireles (ambas na Capital) e Santa Rosa (em Santa Rosa).

Ao todo, além de Porto Alegre e Santa Rosa, outras 11 cidades mantêm vagas em aberto. O IFF tem representação nas cidades de Cachoeira do Sul, Candelária, Carazinho, Ijuí, São Gabriel, Santa Maria e Três Passos. Já a QI está presente na Capital (três unidades), Caxias do Sul, Gravataí, Novo Hamburgo e São Leopoldo. Os cursos são oferecidos nas áreas de Informática, Segurança do Trabalho, Logística, Redes de Computadores e Informática para Internet.

Até 75% das vagas são voltadas a alunos que fazem parte do programa Bolsa Família. As demais ficam com alunos em situação de vulnerabilidade social ou deficiências e beneficiários de outros programas sociais.

As Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) divulgarão os nomes dos beneficiados no dia 24 de julho. As pré-matrículas serão feitas entre os dias 25 e 31 do mesmo mês – a confirmação da matrícula vai até o dia 7 de agosto, e no dia 14 ocorre o início das aulas.

As escolas contempladas são sempre próximas dos locais onde a bolsa é oferecida – do contrário, não haveria tempo para os alunos se deslocarem. Cada CRE vai definir as participantes de sua região. Os alunos receberão transporte e alimentação, providenciados pelas escolas ofertantes dos cursos e com valores pagos pelo Governo Federal.

A quantidade e os nomes dos estabelecimentos de ensino contemplados só devem ser definidos no dia 10 de julho, mas algumas já têm participação confirmada. Para saber quais são basta entrar em contato com a CREs – entre no link www.educacao.rs.gov.br/coordenadorias-regionais-cre e confira os endereços e telefones de cada uma delas.

Para alunos que querem participar, basta procurar a direção da escola (que precisa estar entre as contempladas) e levar documentos pessoais. Será preenchida uma ficha, a ser repassada pela escola à CRE. As coordenadorias analisarão a papelada antes de encaminhar os alunos para os cursos técnicos. O Mediotec está a cargo da Superintendência da Educação Profissional (Suepro) da Secretaria Estadual da Educação (Seduc).