Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

MEP ganha App e tem inscrições até dia 27

Finais da Mostra ocorrem em agosto

Publicação:

1476971899446.jpg
MOSTRATEC
Por Renato Gava

Estão abertas até dia 27 as inscrições para a 15ª Mostra das Escolas Estaduais de Educação Profissional (MEP), que reúne os melhores trabalhos dos estudantes do setor no Rio Grande do Sul. Os interessados devem procurar seus professores/orientadores. Este ano, a Superintendência da Educação Profissional do Estado (Suepro), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e organizador do evento, estreia um importante aliado tecnológico: o App da MEP.

Basta baixar o aplicativo no celular ou tablet (Android e iphone) para ter acesso às principais informações da mostra – regulamento, orientações par professores e alunos e outros itens. Em agosto, ocorrem as finais dos sete núcleos da MEP – cada uma em uma cidade. Antes disso, os participantes tem longo caminho a percorrer.

App da MEP
App da MEP - Foto: Divulgação

Os trabalhos das escolas profissionais começam logo no início do ano letivo. Os alunos recebem um tema e passam a desenvolvê-lo, coordenados por professores. Criam equipamentos, adaptam máquinas e fazem estudos científicos para desenvolver novas ferramentas dos mais diversos setores.

Para o evento, as 29 Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) e a Divisão Porto Alegre (DPA) são divididas em sete núcleos, com entre três e cinco CREs. Cada núcleo pode ter até 40 trabalhos inscritos, que serão avaliados por voluntários – professores de universidades e escolas particulares, empresários e conhecedores do setor fazem parte do corpo de jurados. Esse júri vai escolher os 1º e 2º lugares de cada um dos 11 eixos tecnológicos.

Oportunidade

“A MEP é a grande oportunidade de as escolas técnicas mostrarem os projetos de excelência que já realizam”, resume a diretora-técnica da Suepro, Rossana Padilha Negreira. Segundo ele, várias equipes já formalizaram inscrições.

Cada equipe diretiva inscreveu projetos de acordo com cada eixo: Ambiente e Saúde; Controle e Processos Industriais; Gestão e Negócios; Informação e Comunicação; Infraestrutura; Produção Alimentícia; Produção Cultural e Design; Produção Industrial; Recursos Naturais; Segurança, e Turismo, Hospitalidade e Lazer.

No ano passado, as sete finais atraíram, juntas, público superior a 20 mil pessoas. Além de estudantes de todas as idades, o público é formado também por empresários à procura de novidades que possam ganhar o mercado. Além do reconhecimento acadêmico, os vencedores de cada etapa recebem como bônus a inscrição para a Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia, a Mostratec, uma das principais feiras de Ciência e Tecnologia da América Latina e realizada anualmente pela Fundação Liberato em Novo Hamburgo.

 

Confira abaixo os quadros com as ações e os locais das finais

DATA

ATIVIDADE

RESPONSÁVEL

11/6 a 27/6

Inscrições dos projetos no Módulo Eventos e Certificações SEDUC.

Professor orientador

28/6 a 2/7

 

Avaliação dos projetos pelo Comitê de Revisão Científica.

CRC

3/7

Divulgação dos projetos selecionados

Comissão Organizadora

11/6 a 10/8

Inserção do Relatório da Pesquisa no sistema

Professor orientador

CRONOGRAMA DAS MEP 2018

DATA

SEDE

CREs

NÚCLEO

21 e 22/8

Livramento

  5ª Pelotas

10ª Uruguaiana

13ª Bagé

18ª Rio Grande

19ª Livramento

5

22 e 23/8

Gravataí

DPA

11ª Osório

12ª Guaíba

28ª Gravataí

1

23 e 24/8

São Leopoldo

 2ª São Leopoldo

 4ª Caxias

16ª Bento Gonçalves

23ª Vacaria

27ª Canoas

2

28 e 29/8

Erechim

7ª Passo Fundo

15ª Erechim

25ª Soledade

39ª Carazinho

3

29 e 30/8

Santa Maria

 3ª Estrela

 6ª Santa Cruz

 8ª Santa Maria

 9ª Cruz Alta

24ª Cachoeira

4

29 e 30/8

Ijuí

14ª Santo Ângelo

32ª São Luiz Gonzaga

35ª São Borja

36ª Ijuí

6

29 e 30/8

Palmeira das Missões

17ª Santa Rosa

20ª Palmeira das Missões

21ª Três Passos

7

Secretaria da Educação