Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

MEP terá finais em Caxias do Sul e em Rio Grande esta semana

Melhores trabalhos de dois Núcleos passam a ser analisados a partir desta quarta-feira

Publicação:

Rio Grande foi palco da final da MEP da região em 2014
Rio Grande foi palco da final da MEP da região em 2014 - Foto: 18ª CRE/Seduc
Por Renato Gava

Mais dois Núcleos realizam nesta semana suas finais da Mostra de Escolas Estaduais da Educação Profissional (MEP), uma feira que apresenta os melhores trabalhos do setor em cada região. Entre quarta (16/8) e sexta feira, o Núcleo 2 fará o evento em Caxias do Sul. Nas mesmas datas, a cidade de Rio Grande fará a avaliação do Núcleo 5. O evento é organizado pela Superintendência da Educação Profissional do Estado (Suepro), um órgão da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

O Núcleo 2 reúne as 2ª (São Leopoldo), 4ª (Caxias do Sul), 16ª (Bento Gonçalves), 27ª (Canoas) e 23ª (Vacaria) CREs. A MEP será no Personal Royal Hotel ( Rua Garibaldi, 153 – Bairro Pio X, Caxias do Sul). A abertura será às 20h desta quarta. Na quinta-feira, o funcionamento é das 8h30min às 22h. E na sexta, dia do encerramento, os trabalhos começam às 8h30min e terminam às 17h30min, quando serão conhecidos os trabalhos vencedores. Serão 37 projetos a serem avaliados – 24 deles são da 2ª CRE, que possui 12 escolas técnicas, mesmo número da Capital.

“Já fizemos agendamento de 10 escolas e mais de mil pessoas que querem visitar a MEP. No setor de Educação, certamente é um dos principais eventos da região”, informou Doroti Gonçalves, que atua no setor de Estrutura e Funcionamento Escolar da 4ª CRE e é interlocutora da Suepro. A última vez que a cidade da Serra recebeu uma final de MEP foi em 2013.

Grande público

No Núcleo 5, a abertura ao público será às 14h de quarta e, às 19h30min, haverá apresentação da banda Dama Única. No dia seguinte, programação e visita vão das 10h às 21h. O encerramento na sexta será às 14h (abertura ás 10h), quando serão apontados os melhores trabalhos. Participam da etapa final 40 trabalhos de 11 escolas, que serão expostos na Praça Rio Grande Shopping Center, (Rua Jockey Club, 155, Bairro Vila São João, em Rio Grande).

“Toda as escolas do ensino médio de Rio Grande vão estar lá, e estamos nos organizando para que os alunos assistam a cerimônia de premiação. A MEP serve de incentivo para todos deles”, afirmou a coordenadora pedagógica da 18ª CRE, Joseane Melo da Costa, que acredita em público superior a 10 mil pessoas. Em 2014, a cidade também foi sede da final da Mostra.

Gratuito

Nos dois eventos, não há cobrança de ingressos. As equipes diretivas inscreveram projetos de acordo com cada eixo: Ambiente e Saúde; Controle e Processos Industriais; Desenvolvimento Educacional e Social; Gestão e Negócios; Informação e Comunicação; Infraestrutura; Produção Alimentícia; Produção Cultural e Design; Produção Industrial; Recursos Naturais; Segurança, e Turismo, Hospitalidade e Lazer.

Os ganhadores de cada Núcleo serão premiados com a inscrição na Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia (Mostratec), de 23 a 27 de outubro, cujos critérios serão encaminhados às CREs até dia 10 de setembro. Até o final de agosto, todos os sete Núcleos do Estados, que reíunem as 30 CREs, apontarão seus melhores trabalhos. O Núcleo 1, na semana passada, foi o primeiro a realizar a etapa final.

Saiba mais:

MEP aponta este mês os melhores trabalhos de Educação Profissional

Escolas de Guaíba e Osório fazem a festa na primeira final do ano da MEP

Secretaria da Educação