Mesa Técnica Ampliada 2018 reúne gestores do Programa Bolsa Família

Encontro em Brasília envolveu coordenações de municípios e Estados entre os dias 11 e 13 de junho

Encontro em Brasília ocorreu entre os dias 11 e 14 de junho
Encontro em Brasília ocorreu entre os dias 11 e 14 de junho - Foto: Seduc
Por Ariana Kretzmann

A Secretaria Estadual da Educação do Rio Grande do Sul participou, entre os dias 11 e 13 de junho, em Brasília, do evento Mesa Técnica Ampliada 2018. O encontro, realizado pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), que teve o objetivo de promover a troca de experiências relativas à gestão do Cadastro Único e do Bolsa Família, contou com a presença de 250 gestores municipais e estaduais.

“A nova metodologia de trabalho, apresentada no Mesa Técnica, foi extremamente produtiva e enriquecedora. Nos fez refletir sobre a importância da intersetorialidade e aperfeiçoar os fluxos de processos do Programa Bolsa Família, desde o primeiro contato da família beneficiária até os acompanhamentos periódicos de cada área” afirma a coordenadora estadual do Programa Bolsa Família na Educação , Carolina Messa.

Acompanhamento da Frequência escolar do Programa Bolsa Família

O Bolsa Família é um programa de transferência direta de renda do Governo Federal, direcionado às famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza em todo o País. Os critérios do Bolsa Família são geridos pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), Ministério da Educação (MEC) e Ministério da Saúde (MS), e pactuados com estados e municípios. O acompanhamento da presença dos alunos beneficiários e a verificação dos motivos que causam as faltas à escola estão entre as principais estratégias adotadas pelo Governo Federal em parceria com estados e municípios.

O monitoramento da situação dos estudantes é realizado pela Secretaria Estadual de Educação, por meio da Coordenação Estadual da Frequência Escolar. Este grupo atua no apoio aos municípios gaúchos, ao articular as atividades de acompanhamento desenvolvidas pela Rede Estadual e operadores municipais.