Mostra Artística e Cultural do Novo Mais Educação mobiliza estudantes da 35ª Coordenadoria Regional de Educação

Encontro reuniu mais de 500 pessoas entre professores e alunos da região

Representantes de cinco escolas estaduais e duas municipais foram convidadas para o evento - Foto: 35ª CRE
Por Seduc

A 35° Coordenadoria Regional de Educação (CRE), da região de São Borja, localizada na fronteira oeste do Estado, promoveu na última quarta-feira (6) a 1ª Mostra Artística e Cultural do Programa Novo Mais Educação.  O evento ocorrido no Salão de Festas do Centro Nativista Boitatá contou com a presença de mais de 500 pessoas e representantes de cinco escolas estaduais e duas municipais convidadas. Com apresentações de capoeira, ballet, danças contemporâneas, músicas, coral e teatro, houve também mostras diversificadas de trabalhos nos estandes individuais de cada instituição de ensino.

De acordo com a coordenadora da 35ª CRE, Tânia Carpes, as escolas deram uma amostra de que os investimentos em educação são necessários e valem a pena. “Esta Mostra é um momento muito importante para nossas crianças e jovens. A educação transforma muitas vidas e os talentos que vimos aqui hoje são a prova do sucesso deste processo”, explica.

Ainda estiveram presentes no evento, José Luiz Osório, diretor administrativo da 35ª CRE; Jucelma Schneid, diretora pedagógica da 35ª CRE; Bráulia Antunes Ramos, assessora do Programa Novo Mais Educação da 35ª CRE; Flávio Ceolin e Gelci Ceolin, casal de patrões do Centro Nativista Boitatá; Hamilton Souza da Unipampa; diretores das escolas estaduais, coordenadores e monitores do Programa Novo Mais Educação das escolas envolvidas.

Novo Mais Educação

O Programa Novo Mais Educação é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC), implementado nas escolas públicas de Ensino Fundamental, por adesão, e por meio de articulação institucional e cooperação com as Secretarias Estaduais, Distrital e Municipais de Educação, mediante apoio técnico e financeiro do MEC. As escolas das Redes Públicas são selecionadas com base em critérios estabelecidos pelo próprio MEC, dentre eles, é possível citar as regiões em vulnerabilidade social.

Para 2017, o Programa surge com nova formatação, direcionado à ampliação da jornada escolar de crianças e adolescentes, mediante a complementação da carga horária de no máximo 15 horas semanais, no turno inverso, para o desenvolvimento de atividades no acompanhamento pedagógico de Língua Portuguesa e Matemática e no desenvolvimento de atividades no campo da Arte, Cultura, Esporte e Lazer, constituindo-se assim em uma jornada de atendimento integral parcial aos alunos de ensino fundamental das escolas públicas estaduais.

O Programa, com a nova formatação para 2017, tem como objetivos a redução do abandono, da reprovação, da distorção idade/ano, mediante a implementação de ações pedagógicas para melhoria do rendimento e desempenho escolar.