Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

No Dia da Água, Agualina dá informações de como preservar o meio ambiente

Personagem participa de eventos durante a semana

Publicação:

Com boas histórias, personagem ensina as crianças a importância da preservação
Com boas histórias, personagem ensina as crianças a importância da preservação - Foto: Blog da Agualina
Por Renato Gava

O 22 de Março é dia internacional de uma das maiores bênçãos da humanidade, algo vital para a vida na terra e que, infelizmente, muitas vezes não recebe o respeito e o tratamento adequados: a água. No Rio Grande do Sul, poucos se preocupam com o tema quanto a professora Adriana Stein. Formada em História, a servidora da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) acabou se apaixonando pelo tema e, depois de aprofundar os estudos, passou a desenvolver campanhas. A principal delas começou em 2005, quando criou a personagem Agualina Pureza Oceânica.

“Com a personagem, a gente procura sensibilizar professores e alunos quanto à questão da poluição”, resume a assessora do Departamento de Recursos Humanos. Nesta quinta-feira, Agualina estará na Escola Estadual de Ensino Fundamental Aurélio Reis, no Bairro Jardim Floresta, em Porto Alegre. Com cabelo azul, roupas que remetem ao mar e condução teatral, ela conta sua origem aos pequeninos: Agualina morava na nascente do Gravataí, foi visitar o avô no Rio do Sinos e acabou ficando poluída. É o começo da conversa de cerca de 45 minutos na qual ela passa noções de preservação ao meio-ambiente.

Professora aderiu à causa
Professora aderiu à causa - Foto: Blog da Agualina

“Um dia me dei conta de que cada um é responsável pelo meio ambiente. Todos precisam fazer sua parte”, sintetiza Adriana. No sábado, Agualina se apresenta aos idosos do Residencial Casa Blanca, no Bairro Cristal, Zona Sul de Porto Alegre. Afinal, não há limite de idade quando o assunto é preserva a natureza.

Para saber mais sobre Agualina, acesse aqui  seu blog

Secretaria da Educação