Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Núcleo 2 divulga os melhores trabalhos da MEP 2017

Escola de Taquara ganhou em dois eixos

Publicação:

Evento atraiu estudantes
Evento atraiu estudantes - Foto: 4ª CRE/Divulgação
Por Renato Gava

A Escola Técnica Estadual (ETE) Monteiro Lobato, de Taquara, foi a única a faturar dois títulos na final da Mostra das Escolas Estaduais da Educação Profissional, a MEP,  no Núcleo 2, que compreende as Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) de São Leopoldo (2ª), Caxias do Sul (4ª), Bento Gonçalves (16ª), Canoas (27ª) e Vacaria (23ª).  Os estudantes venceram nos eixos Produção Industrial e Segurança. A Mostra é organizada pela Superintendência da Educação Profissional do Estado (Suepro), órgão da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). O resultado foi divulgado na tarde de sexta-feira (18/8)

"O saldo da nossa MEP foi muito positivo. Além do nível dos trabalhos extremamente elevado, percebemos que a educação pública tem consistência, pois existem profissionais dedicados, incentivadores, provocadores para desenvolver no seu aluno o espírito inovador", elogiou a coordenadora da 4ª CRE, Janice Moraes, que organizou o evento no Personal Royal Hotel, no Bairro Pio X, em Caxias.

A fase final teve a análise de 36 trabalhos. "Havia trabalhos que podem ser aproveitados na inclusão de pessoas com alguma deficiência, de cunho social. E todos são voltados para a aplicabilidade, com o projeto que mostrou um tijolo que não retem umidade.  São trabalhos que poderiam ser patenteados e teriam muita utilidade no mercado", afirmou a diretora pedagógica da Suepro, Marta Bulling.

Diretora técnica da Suepro, Marta Zuraski ficou impressionada com "o grande envolvimento de alunos e professores" e enalteceu a qualidade das instalações, que em três dias receberam mais de mil pessoas entre expositores, organizadores e visitantes. Nos próximos dias, a comissão julgadora vai apontar qual trabalho será premiado com a inscrição na Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia (Mostratec), de 23 a 27 de outubro.

Até o final do mês, todos os sete Núcleos apontarão seus campeões. Entre 23 e 25 de agosto, ocorrem as disputas nos núcleos 4 e 7 - respectivamente, em Santa Cruz do Sul e Três Passos.

Confira fotos do evento

Veja o quadro com os campeões de cada eixo

Eixo Vencedor Trabalho
Recursos Naturais ETE Visconde de São Leopoldo (São Leopoldo) Controle do pulgão das plantas cítricas de pomares do Ceepro Visconde de São Leopoldo/RS
Segurança ETE Monteiro Lobato (Taquara) Controle presencial para piscinas
Produção Cultural e Design EEEM Affonso Wolf (Dois Irmãos) Móvel acessível para deficientes visuais
Produção Industrial ETE Monteiro Lobato (Taquara) O estímulo para o desenvolvimento infantil através do mobiliário multifuncional
Gestão e Negócios CE PE Cobalchini (Nova Bassano) Pis TIP- II (Promovendo a acessibilidade)

Controle e Processos Industriais

ETE São João Batista (Montenegro)

Sistema de automatização de transporte coletivo urbano
Ambiente e Saúde ETE Frederico 

Guilherme Schmidt (São Leopoldo)

Chuveiro movido a biodiesel produzido a partir de óleo residual de cozinha

Secretaria da Educação