Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Nutricionista da Seduc visita escolas da 23ª CRE e aplica teste de aceitabilidade do arroz integral

Serviço estão sendo feito em todas as escolas do Estado

Publicação:

Nutricionista esteve nas escolas da região de Vacaria
Nutricionista esteve nas escolas da região de Vacaria - Foto: seduc
Por Seduc

A nutricionista da Assessoria de Apoio à Alimentação Escolar da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Fernanda Maria da Silva, visitou na semana passada escolas pertencentes à 23ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), em Vacaria e Monte Alegre dos Campos. Além de uma visita técnica e atividades de Educação Nutricional, ela aplicou um teste de aceitabilidade de arroz integral.

 Conforme Fernanda, nas atividades na Escola Jardim América foi possível verificar que as crianças já têm conhecimento sobre o que é uma alimentação saudável e a importância de que seja balanceada. Ela ressaltou ainda que as escolas da região estão ofertando a merenda de acordo com o cardápio elaborado pelas nutricionistas da Seduc e que há aceitabilidade por parte dos alunos.

Alunos participaram dos testes
Alunos participaram dos testes - Foto: seduc

Quanto ao arroz integral, a nutricionista informa que o teste está sendo aplicado em todas as regiões do Estado e, dependendo do resultado, o alimento poderá ser incluído no cardápio das escolas para o próximo ano. Em Vacaria, o teste foi realizado com cerca de 120 alunos do ensino médio do Instituto de Educação Irmão Getúlio.

De acordo com médicos, arroz integral tem mais nutrientes que o branco. Entre os benefícios citados após pesquisas estão a prevenção contra o câncer, perda de peso melhora na digestão, saúdo do coração, condição óssea e controle de níveis de açúcar no sangue. A Seduc conta com uma equipe de duas nutricionistas e 15 técnicos em nutrição que cuidam exclusivamente do cardápio das escolas.

 

Secretaria da Educação