Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Painel Todos Somos Um está em exposição na Seduc

Publicação:

Painel aproveita tampinhas de pets
Painel aproveita tampinhas de pets - Foto: Seduc
Por Seduc

Está em exposição na Praça Professor Luiz Quartieri Filho, da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), um painel intitulado Todos Somos Um. Desenvolvido pelos alunos junto a Oficineiros do Programa Saber Ambiental Fergs, as obras contam com tampinhas de garrafa pet.

O trabalho é fruto do encontro Pós-V Conferência Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente, ocorrido nos dias 12 e 13 de dezembro, em Porto Alegre, cuja finalidade foi promover o compartilhamento de experiências entre os alunos delegados que representaram o Estado na Etapa Nacional.

No encontro, várias atividades foram desenvolvidas, com a auxílio de oficineiros voluntários e sempre privilegiando o pensamento crítico-reflexivo-coletivo sobre como adequar as escolas em espaços educadores sustentáveis, por meio de metodologias criativas e lúdicas.

Iniciativa

A Conferência Nacional Infanto-juvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA) é uma iniciativa do Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), constituído pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), como estratégia de mobilização de estudantes, adolescentes e jovens de todo o país visando estimular ações e projetos no contexto da temática socioambiental, tendo como tema Vamos Cuidar do Brasil.

A escola participa do programa de forma voluntária, por meio de debate e reflexão acerca do tema proposto e, de forma consensuada, elege a proposta que vai representá-la nas demais etapas, assim como o aluno-delegado, de 12 a 14 anos, representante da comunidade escolar na defesa da proposta escolhida. O programa contempla estudantes do meio urbano, rural, quilombolas, indígenas e alunos com deficiência.

Secretaria da Educação