Parceria da Seduc com o Sistema S começa a dar os primeiros resultados

Senai, Sesi e Senac já têm formandos e, gratuitamente, atenderão a mais estudantes da rede estadual em 2018

Aula inaugural, por videoconferência, em Canela
Aula inaugural, por videoconferência, em Canela - Foto: 4ª CRE/Seduc
Por Tayná Schultz

A parceria da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) com o sistema S (Senac, Senai, Sesi e, em 2018, também o Sebrae), celebrada no final de setembro, começa a apresentar os primeiros formandos. Até o final deste ano, mais de 3 mil pessoas receberão a qualificação. E, em 2018, a previsão milhares de estudantes, de todas as partes do Rio Grande do Sul, farão os cursos.

“Não tenho dúvida de que, no cenário atual do Brasil, e nada indica que vai mudar em um futuro próximo, o ensino profissional é ainda mais importante que o Curso Superior. Significa uma chance muito maior de se conseguir um emprego”, exemplificou o secretário de Educação Ronald Krummenauer.

Na metade do mês de novembro, ocorreu a aula inaugural, por videoconferência, dos cursos técnicos do Senac em escolas de Guaíba, na Região Metropolitana, e Canela, na Serra, escolhidas como cidades-pilotos por serem, respectivamente, fortes na indústria e no Turismo. Ainda nessa fase inicial, apenas três áreas foram disponibilizadas: Recursos Humanos, Logística e Técnico em Qualidade – 800 horas-aula cada. Em 2018, o mesmo projeto terá 12 áreas e estará disponível a todo o Estado – são 1800 vagas e, para participar, basta ser aluno da rede estadual e estar cursando o Ensino Médio.

José Vitor de Souza, 16 anos, é um dos beneficiados pela parceria este ano. Aluno da Escola Estadual de Ensino Básico Neusa Mari Pacheco, a escolhida de Canela para o projeto-piloto, ele optou pelo tema Recursos Humanos “por se tratar da área de interesse profissional”. O estudante ressalta como ponto positivo do curso o fato de poder escolher os horários que fará as atividades propostas. “O curso é bem interessante e trouxe elementos novos que ainda não tinham aparecido em outros cursos que fiz. Acredito que terá bom aproveitamento no futuro”, completou. Além dele, outros 113 alunos estão inscritos nos três cursos oferecidos.

A coordenadora pedagógica da escola Neusa Mari Pacheco, Maria Rosane de Oliveira, acredita que estas aulas extraclasse promovem educação no mercado de trabalho para jovens que ainda não definiram a carreira. “É uma maravilhosa oportunidade para a escola e para os alunos. Os cursos proporcionaram novo gás e novas janelas de oportunidades para esses estudantes”, disse.

Além da metodologia de trabalho, ela lembrou a importância do comprometimento dos estudantes, pois sendo um curso à distância, não há a presença física de pessoas que possam estimular a continuidade dos estudos. “Assim, são necessários responsabilidade, comprometimento e força de vontade”, ressaltou.

Estavam presentes ainda a coordenadora pedagógica Ivanete Rocha de Miranda e a assessora Gisele Bacarim, ambas da 4ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), a vice-diretora da Escola Neusa Mari Pacheco, a professora Maria Rosane e as representantes do Senac do Polo Gramado, Tanara e Daniela.

Senai

De acordo com a Superintendência da Educação Profissional do Estado (Suepro), desde outubro, quando começaram as aulas, 1.213 estudantes já se formaram pelo Senai, que oferece cursos transversais em 13 áreas (14 horas cada um). Válido para alunos e professores, o curso, embora e EaD, só é permitido nas 44 cidades onde o órgão tem representantes.

As inscrições vão sempre até o último dia de cada mês, com o início do curso no sexto dia útil do mês seguinte. Deve ser feita mediante apresentação de ficha, a qual deve ser obtida no site do Senai (w,ww.senairs.org.br) e entregue em uma unidade da instituição.

Sesi

Com curso de 40h de Gestão da Qualidade, são 2.400 vagas para servidores da Secretaria da Educação, incluindo Coordenadorias Regionais de Educação e diretores e vice de escolas. Em novembro, o volume de formados chegou a 694 e, na turma atual, há outros 980 inscritos. A meta da Seduc é que todos os servidores da secretaria concluam a qualificação em 2018, quando o curso ficará disponível também aos professores.

Sebrae

Já os termos de cooperação entre o Sebrae e o Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade (PGQP) estão em análise no Departamento Jurídico da Seduc e devem ser assinados em breve, com início das atividades em 2018. Será uma parceria com as 26 escolas agrícolas do Estado em Educação Profissional Técnica, para que se tornem referência nacional.

Confira onde procurar informações e se inscrever em cada curso:

Senai: Informações pelo e-mail nilia.camara@senaisrs.org.br e pelo telefone (51) 3347-8833.

Sesi: informações pelo e-mail ana.franzoni@sesirs.org.br e telefone (51) 3347-8645

Senac: e-mail tecnicosead@senacrs.com.br e telefone (51) 3214-2900