Pontapé inicial dos Jergs será dado nesta segunda-feira na Seduc

Competição que reúne os estudantes de escolas públicas terá novo formato este ano

Jergs: Vôlei em Xangri-Lá
Jergs: Vôlei em Xangri-Lá - Foto: Luiza Mazzoleni/Seduc
Por Renato Gava

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) promove nesta segunda-feira (19) a solenidade de abertura dos Jogos Escolares do Rio Grande do Sul (Jergs), maior competição estudantil esportiva do Estado. O evento será às 10h na praça central da Seduc, no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff).
Em 2017, os Jergs reuniram, ao longo do ano, mais de 138 mil estudantes gaúchos de 438 municípios. Participaram 2.163 escolas públicas. “Este ano, pretendemos que a participação seja ainda maior”, disse a assessora do Esporte Educacional da Seduc, Danusa Zanella.

Em 2018, a primeira fase da competição terá início no mês de abril e, em junho, chega à fase das Coordenadorias Regionais de Educação – se enfrentam as escolas que fazem parte da mesma CRE.
Em agosto, é a vez da seletiva estadual para os Jogos Escolares da Juventude (JEJ), competição nacional que reúne estudantes de todo o Brasil entre 12 e 14 anos (infanti) e de 15 a 17 anos (juvenil).

Este ano, porém, os JEJ vão estrear uma nova fórmula: haverá uma fase regional, com os 27 Estados divididos em três grupos – os dois primeiros se classificam à fase final, que ocorrerá em novembro, em cidade a ser definida. “Será a primeira vez que a competição nacional terá uma etapa regional. Temos de nos adaptar”, avalia Danusa.

Ainda na segunda e na terça-feira, assessores de esporte educacional das CREs se reúnem na Seduc para tratar de questões da organização dos Jergs, disputado em sete modalidades: atletismo, basquete, futsal, handebol, tênis de mesa, vôlei e xadrez, todos nos naipes masculino e feminino.

A solenidade de abertura contará com a presença do Secretário Estadual de Educação, Ronald Krummenauer, de membros do Conselho Estadual de Esportes e demais autoridades do setor esportivo. Participam ainda alunos dos colégios Parobé e Sarmento Leite. Estudantes do projeto Cultuarte, de escolas públicas de Alvorada, farão uma apresentação de dança.
Para saber mais sobre a fórmula dos Jergs e dos Jogos da Juventude, clique aqui.