Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Porto Alegre ganha primeira turma de comunidade indígena formada no Ensino Médio

Publicação:

Formatura reuniu comunidade
Formatura reuniu comunidade - Foto: Sonia Lopes/Arquivo pessoal
Por Seduc

Alunos da Escola Estadual Anhetenguá são os primeiros de uma comunidade indígena de Porto Alegre a concluírem o Ensino Médio. A formatura ocorreu na sexta-feira e emocionou professores da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e membros da comunidade Guarani nas imediações da escola, no bairro Lomba do Pinheiro.

A escola foi criada em 2013, mas só ganhou Ensino Médio em 2015. Cinco alunos concluíram o curso e, agora, estão aptos a ingressar em uma faculdade.

“Para mim, é motivo de muito orgulho, pois eu estava na Seduc quando inauguramos a escola. No começo, havia certa resistência da comunidade, pois achavam que isso iria afetar a cultura Guarani. Conversamos muito, eles entenderam a importância da escola e, agora, estamos formando os primeiros alunos do Ensino Médio”, disse coordenadora da Diversidade dos Direitos Humanos da Seduc, Sonia Lopes dos Santos.

Nas Missões, formatura foi no Ensino Fundamental
Nas Missões, formatura foi no Ensino Fundamental - Foto: Sonia Lopes/Arquivo pessoal

No mesmo dia, em São Miguel das Missões, no Noroeste do Estado, a escola Igineo Romeu Koeju formou uma turma de Ensino Fundamental.

Secretaria da Educação