Prédio de escola de Santa Rosa recebe pintura graças a programa de parceria do governo do RS

Programa Escola Melhor viabilizou a doação de tintas e a colaboração de pais e mestres para a execução da mão de obra

Comunidade Escolar participa ativamente na revitalização do prédio
Comunidade Escolar participa ativamente na revitalização do prédio - Foto: Escola Mercedes Motta/ Divulgação Seduc
Por Diego da Costa

Com o compromisso de fazer um grande mutirão de recuperação de prédios escolares e envolver a sociedade na busca pela qualidade da educação gaúcha, a Secretaria Estadual de Educação, por meio do Programa Escola Melhor, do Departamento de Articulação com os Municípios (DAM), estabeleceu mais uma parceria para melhorar a sua estrutura.

A Escola Estadual de Ensino Fundamental Mercedes Motta, de Santa Rosa, foi beneficiada pela empresa GSM Distribuidora de tintas Ltda, com o valor de R$ 6.184,06 para a pintura interna e externa do prédio. Tendo o apoio de toda a comunidade local, a instituição de ensino pertencente à 17° CRE ainda conta com mais cinco parceiros que irão auxiliar também na mão de obra do serviço.

Segundo a diretora Sandra Ivana Bubicz, a escola tem a parceria de pais de alunos, amigos e empresas, em que cada um ajuda da melhor maneira que pode, para atender ao Plano de Necessidades. Após receber a reforma geral da rede elétrica e do bloco três, pintar a escola foi a decisão tomada pelo Círculo de Pais e Mestres (CPM) e Conselho Escolar. “ Acreditamos neste processo, pois quanto maior for o envolvimento da família, do aluno e da comunidade, maior será o sentimento de pertencimento e participação no processo educacional”, explica.

Conforme a diretora adjunta do DAM, Beatriz Edelweis Steiner, houve um grande avanço no número de parcerias e adesões de escolas a partir do momento em que o Programa Escola Melhor passou a ser gerenciado exclusivamente pelo Departamento de Articulação com os Municípios. Em abril de 2016, 178 escolas haviam aderido e existiam apenas 10 parcerias. Atualmente são 594 adesões e 255 parcerias.

“Atribuímos este crescimento significativo ao envolvimento com as cidades e com as instituições de ensino de cada local. A partir desta aproximação maior, professores, pais e diretores puderam perceber a importância das parcerias para o desenvolvimento dos projetos e obras e passaram a ter maior autonomia para gerenciar os seus recursos”, destaca.

Como a escola pode participar do Programa “Escola Melhor, Sociedade Melhor”?

A direção deve apresentar a ideia aos professores, pais e alunos, por meio do Conselho Escolar. Aprovada a proposta, a direção deve preencher o Termo de Adesão. Por fim, basta acessar o sistema ISE (na aba Escola Melhor), da Secretaria de Educação do RS, e manifestar interesse em participar do Programa, clicando na opção SIM. Após esse procedimento, a escola deverá inserir o Termo de Adesão e o Plano de Necessidades nos espaços indicados.

Mais informações podem ser obtidas através do telefone: (51) 3288-4806 ou pelo link Escola Melhor.