Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Professores participam de curso de atendimento educacional especializado

Serão cinco capacitações até 2018

Publicação:

Pedagoga e educadora especial, Elaine Milmann foi uma das palestrantes
Pedagoga e educadora especial, Elaine Milmann foi uma das palestrantes - Foto: Seduc
Por Seduc

Sessenta professores de várias partes do Estado participaram da primeira etapa do Curso de Atendimento Educacional Especializado, feito pelo Departamento Pedagógico da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), por intermédio da Assessoria em Educação Especial. O evento ocorreu na sexta-feira (11/8), no Auditório Paulo Freire, na Capital.

O curso tem 40 horas (cinco dias) e é direcionado a professores de ensino regular e de sala de recursos, de todas as 30 Coordenadorias Regionais de Educação (CREs). Ainda este ano, ocorrerão mais duas etapas e, em 2018, mais duas. Serão então 300 professores capacitados – dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio.

O curso vale como extensão para instrumentalização na prática inclusiva para os alunos com deficiência, autismo e altas habilidades/superdotação. Os professores assistem a seis palestrantes. Nessa etapa, os participantes foram os psicólogos Carolina Gubert Viola e Gerson Smiech Pinho, a pedagoga e educadora especial Elaine Milmann, a fonoaudióloga Zulema Angeles Garcia Yañez, o médico (psiquiatra e psicanalista) Nilson Sibemberg e a psicopedagoga e educadora especial Raquel Alvarez Sulzbach.

Este ano, o Sindicato dos Professores do Ensino Privado (Sinep) e a Fundação de Articulação e Desenvolvimento das Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e Altas Habilidades (Faders) também enviaram professores para participar da capacitação.

“A capacitação vai chegar a professores de todas as partes, o que é ótimo”, avaliou a assessora técnica pedagógica Marcia Garcia.

Secretaria da Educação