Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Professores gaúchos participam do STEM TechCamp em São Paulo

Publicação:

Foto: arquivo SEDUC
Foto: arquivo SEDUC

A partir da próxima segunda-feira, 11 de fevereiro, até o dia 15, os professores da rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul, Eliane Santos, do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) Canoas, e, Alberto Graciotto, do Colégio Estadual Marechal Rondon, também de Canoas, representarão o Estado no encontro presencial do programa STEM TechCamp 2019, em São Paulo.

O STEM TechCamp, iniciativa da Embaixada dos EUA no Brasil em parceria com instituições acadêmicas brasileiras, tem como objetivo estruturar uma rede de multiplicadores formada por gestores das Secretarias Estaduais de Educação e professores líderes de ações escolares em Ciências, Tecnologia, Engenharias e Matemática (STEM).

O encontro contará com atividades de sensibilização e formação para desenvolvimento de planejamento estratégico para políticas e ações voltadas a fomentar a aprendizagem ativa de STEM nas escolas públicas.  Entre as ações programadas estão:

  • Atividades com a equipe do TechCamp de Washington - EUA,
  • Palestras com líderes educacionais e de empreendedorismo,
  • Discussões em grupo,
  • Construções coletivas e dinâmicas utilizando técnicas de Design Thinking,
  • Elaboração da primeira versão de suas respectivas propostas de Planejamentos Estratégicos, para implementação em suas comunidades escolares.

Ao longo do ano, os selecionados terão acesso à plataforma de comunicação da Rede STEM TechCamp BRASIL para troca de experiências entre os participantes e suporte à distância com especialistas e profissionais da Embaixada dos EUA, do LSI-TEC, da POLI-USP e do Grupo +Unidos, que reúne diversos profissionais de empresas americanas estabelecidas no Brasil. Além de auxílio para planejar, elaborar, implementar e avaliar estratégias e ações voltadas à aprendizagem ativa de STEM em redes públicas de educação básica.

Secretaria da Educação