Programa Água Para Todos investe R$ 3 milhões e permitirá que todas a escolas rurais do Estado tenham acesso à rede de água

Solenidade de assinatura reuniu autoridades no Palácio Piratini

Secretária adjunta da Educação, Iara assinou os contratos que garantem liberação das verbas - Foto: Mauro Vieira/MDS

Um convênio assinado entre os governos Federal e Estadual dará acesso a redes de água a 165 escolas rurais de 69 municípios do Rio Grande do Sul. A solenidade oficial ocorreu na manhã desta sexta-feira, (21/7), no Palácio Piratini, com a assinatura de documentos por parte do ministro do Desenvolvimento Social (MDS), Osmar Terra, pelo governador Ivo Sartori e pela secretaria-adjunta da Educação, Iara Wortmann.  Vários diretores de escolas e prefeitos das cidades beneficiadas estiveram persentes.

O investimento de R$ 3 milhões faz parte do programa Água Para Todos - Universalização de Acesso à Água nas Escolas Rurais do Rio Grande do Sul. De acordo com o ministro, “não ficará uma única escola gaúcha sem rede de água após a implementação dessa medida”. Para o governador, a iniciativa significa importantes mudanças de vida para muitas pessoas. “O acesso à água é um direito. Apesar da crise, é fundamental seguir fazendo tudo que é possível para garantir o atendimento das necessidades básicas da população”, disse.

“Com esta iniciativa, melhoramos a qualidade de vida não só dentro das escolas rurais, mas a vida como um todo”, completou a secretária Iara.

Ministro Osmar Terra elogiou o empenho do Estado em resolver a questão da falta de água nas escolas rurais - Foto: Seduc

As escolas rurais que não possuem rede hidráulica irão receber as instalações. E todas as contempladas terão, ainda, um sistema de captação e armazenagem de água das chuvas. Com capacidade para armazenar 52 mil litros, as cisternas podem garantir o acesso à água por oito meses, beneficiando aproximadamente 12 mil pessoas, entre estudantes e funcionários. Da rede estadual, são 74 escolas de 17 Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) beneficiadas no projeto. As demais fazem parte das redes municipais de ensino.

Diretor há 30 anos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Nossa Senhora Aparecida, em Júlio de Castilhos, o professor José Alencar Zanon emocionou-se com o anúncio. Segundo ele, atualmente, o estabelecimento é abastecido com uma mangueira, ligada à casa de moradores da comunidade, que cedem água à escola. “Para nós, é um acontecimento fantástico. Água é vida e saúde. Esse dia é muito marcante para mim e, com certeza, para todas as escolas que vão receber água”, afirmou.

Diretor de uma escola beneficiada, José Alencar Zanon emocionou-se na solenidade - Foto: Seduc

Participaram também da cerimônia o secretário nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Caio Rocha; e o secretário do Desenvolvimento, Pesca e Cooperativismo, Tarcísio Minetto; além de prefeitos e representantes de diversos municípios.