Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Programa Escola Melhor proporciona lavoura para escola agrícola

Iniciativa contribuiu no aprendizado dos alunos, na alimentação dos animais e na manutenção da produção da escola

Publicação:

Mensalmente, são produzidas mais de 100 toneladas entre trigo, soja, milho grão e silagem
Anualmente, são produzidas mais de 100 toneladas entre trigo, soja, milho grão e silagem - Foto: Divulgação Seduc
Por Diego da Costa

A Escola Técnica Agrícola Desiderio Finamor, do município de Lagoa Vermelha, da região Nordeste do Estado,  conta com uma área de 96 hectares, teve um salto de qualidade após a implantação de uma lavoura de grãos.  A doação, realizada por meio do Programa Escola Melhor, Sociedade Melhor, da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), permitiu que outras empresas e pessoas físicas colaborassem para o desenvolvimento do plantio, o que contribuiu diretamente no aprendizado dos alunos, na alimentação dos animais e na manutenção da produção da escola. No total, já foram registrados mais de R$ 200 mil em doações.

De acordo com a diretora da instituição de ensino, Rosângela Steffenon, além de agregar conhecimentos diversos para os estudantes, a iniciativa irá possibilitar que no ano de 2018 já sejam realizados alguns investimentos para aumentar a produção. Anualmente, são produzidas mais de 100 toneladas entre trigo, soja, milho grão e silagem. “A chegada da lavoura nos deu uma condição muito melhor. Nossos alunos podem praticar e a previsão é de que já neste ano nós possamos ir além da subsistência da escola”, afirmou.

Parceiros -  A iniciativa da lavoura foi do produtor rural Cristiano Martini. Posteriormente, Marli Terezinha Teixeira doou mudas de Azaléa; a Miagro Comércio e Representações colaborou com sementes e insumos para plantio e uma plataforma basculante de metal forte; a Fravi Indústria e Comércio contribuiu com o empréstimo de um trator agrícola; a empresa Coagrisol Cooperativa Agroindustrial doou insumos agrícolas e a Insemaq cedeu insumos defensivos e sementes para implantação de outras culturas como soja e milho

Adesão – Para participar do programa a direção da escola deve apresentar a ideia aos professores, pais e alunos, por meio do Conselho Escolar. Aprovada a proposta, a direção deve preencher o Termo de Adesão. Por fim, basta acessar o sistema ISE (na aba Escola Melhor) e manifestar interesse em participar do Programa, clicando na opção SIM. Após esse procedimento, a escola deverá inserir o Termo de Adesão e o Plano de Necessidades nos espaços indicados.

 

Secretaria da Educação