Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Programa Escola Melhor proporciona lavoura para escola agrícola

Iniciativa contribuiu no aprendizado dos alunos, na alimentação dos animais e na manutenção da produção da escola

Publicação:

Mensalmente, são produzidas mais de 100 toneladas entre trigo, soja, milho grão e silagem
Anualmente, são produzidas mais de 100 toneladas entre trigo, soja, milho grão e silagem - Foto: Divulgação Seduc
Por Diego da Costa

A Escola Técnica Agrícola Desiderio Finamor, do município de Lagoa Vermelha, da região Nordeste do Estado,  conta com uma área de 96 hectares, teve um salto de qualidade após a implantação de uma lavoura de grãos.  A doação, realizada por meio do Programa Escola Melhor, Sociedade Melhor, da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), permitiu que outras empresas e pessoas físicas colaborassem para o desenvolvimento do plantio, o que contribuiu diretamente no aprendizado dos alunos, na alimentação dos animais e na manutenção da produção da escola. No total, já foram registrados mais de R$ 200 mil em doações.

De acordo com a diretora da instituição de ensino, Rosângela Steffenon, além de agregar conhecimentos diversos para os estudantes, a iniciativa irá possibilitar que no ano de 2018 já sejam realizados alguns investimentos para aumentar a produção. Anualmente, são produzidas mais de 100 toneladas entre trigo, soja, milho grão e silagem. “A chegada da lavoura nos deu uma condição muito melhor. Nossos alunos podem praticar e a previsão é de que já neste ano nós possamos ir além da subsistência da escola”, afirmou.

Parceiros -  A iniciativa da lavoura foi do produtor rural Cristiano Martini. Posteriormente, Marli Terezinha Teixeira doou mudas de Azaléa; a Miagro Comércio e Representações colaborou com sementes e insumos para plantio e uma plataforma basculante de metal forte; a Fravi Indústria e Comércio contribuiu com o empréstimo de um trator agrícola; a empresa Coagrisol Cooperativa Agroindustrial doou insumos agrícolas e a Insemaq cedeu insumos defensivos e sementes para implantação de outras culturas como soja e milho

Adesão – Para participar do programa a direção da escola deve apresentar a ideia aos professores, pais e alunos, por meio do Conselho Escolar. Aprovada a proposta, a direção deve preencher o Termo de Adesão. Por fim, basta acessar o sistema ISE (na aba Escola Melhor) e manifestar interesse em participar do Programa, clicando na opção SIM. Após esse procedimento, a escola deverá inserir o Termo de Adesão e o Plano de Necessidades nos espaços indicados.

 

Secretaria da Educação