15 de setembro de 2014

Publicação: 11/06/2013 - 16:55

8ª CRE

Coordenadoria realiza formação sobre implantação da Ficai On-Line

O Setor Pedagógico da 8ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) promoveu, na última segunda-feira (10), formação sobre o processo de implantação da informatização no preenchimento da Ficha do Aluno Infrequente (Ficai On-Line) na rede estadual de ensino. O encontro, que ocorreu na Escola Maria Rocha, durante toda a tarde, reuniu equipes diretivas de 34 escolas de abrangência da 8ªCRE.

A formação teve como objetivo capacitar os gestores escolares na utilização da plataforma online a fim de agilizar o controle e compartilhamento das informações entre os órgãos competentes sobre a frequência dos alunos. Atualmente a ficha é preenchida manualmente na escola e encaminhada ao Conselho Tutelar e Assistência Social. Caso a situação não seja resolvida, é então encaminhada ao Ministério Público.

A assessora responsável pela Ficai no Departamento de Planejamento da Seduc, Marsia Sulzbacher e o analista de informações da Companhia de Processamento de Dados de Porto Alegre (Procempa), Alípio José de Oliveira, foram os responsáveis por ministrar a capacitação. “Com a informatização do sistema de preenchimento da ficha, também não haverá mais a necessidade de deslocamento e utilização de papel, por exemplo. Por meio da Ficai online, todos os envolvidos poderão acompanhar a situação de cada aluno de forma rápida e atualizada”, explica Marsia.

A Ficha do Aluno Infrequente, implantada em 1997 e reafirmada em 2011, já com a utilização do formulário eletrônico, reúne diferentes instâncias, como Governo do Estado, Prefeituras, Ministério Público, Conselhos Tutelares, Conselhos Setoriais e visa acompanhar a situação de alunos infrequentes e reduzir a evasão escolar.