Página Inicial
Bem-vindo
20 de abril de 2014
10h19min
Buscar por
Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Notícias

Publicação: 16/08/2013 - 11:40

3ª CRE

Sustentabilidade é tema de evento infanto-juvenil

Vamos cuidar do Brasil com escolas sustentáveis é o tema da IV Conferência Nacional Infanto-juvenil pelo Meio Ambiente, agendada para os dias 25 a 29 de novembro, em Brasília, com o objetivo de reforçar a cidadania ambiental nas escolas e promover espaços para a educação sustentável.

A assessora de Educação Ambiental da 3ª CRE, Regiane Mallmann, vê o projeto como uma forma de aproximar a comunidade da escola, “pois repensar o ambiente se tornou uma necessidade”. Para participar do evento, esclarece Regiane, o educandário deve escolher de um dos vértices - terra, fogo, ar e água -, estudar, pesquisar, debater e elaborar um projeto a ser desenvolvido na comunidade escolar, primando pela participação de alunos, professores e comunidade, integrando todos a repensar o ambiente escolar, tornando-o mais sustentável. O projeto com as linhas gerais já definidas deve ser apresentado na Conferência Infanto-juvenil na escola, até 31 de agosto (etapa obrigatória para que possa participar da seleção regional e estadual) e, então a inscrição deve ser efetivada junto ao site do Ministério da Educação até o dia 7 de setembro, habilitando-se a participar das demais etapas, culminando com a fase nacional, em novembro. Estão envolvidos neste projeto alunos do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental.

O passo inicial para as escolas interessadas em participar é formalizar a Com-Vida, uma comissão que apontará e discutirá os problemas ambientais enfrentados na escola e, a partir daí, os estudantes das séries envolvidas farão a pesquisa dos temas e desenvolverão o projeto.

A 3ª Coordenadoria Regional de Educação, através da Comissão Organizadora Regional (COR) formada por representantes da Coordenadoria (assessoras de Educação Ambiental e Saúde), Univates, Faculdade La Salle, Corsan, Emater, 16ª Coordenadoria Regional de Saúde, Associação dos Secretários Municipais do Vale do Taquari (Asmevat), ONG Ecobé, Centro de Orientação Holística Vida Saudável (Cohvisa) e estudantes de Ensino Médio que têm a incumbência de receber os trabalhos de todas as redes de ensino dos 32 municípios de abrangência da CRE e selecionar os trabalhos para a etapa estadual.

Promovida pelos Ministérios de Educação e Meio Ambiente, a Conferência, em sua quarta edição, tem mobilizado milhares de alunos e municípios. No último evento, realizado em 2009, estiveram envolvidos 3,5 milhões de estudantes, educadores e comunidades.