1 de novembro de 2014

Publicação: 19/11/2013 - 11:12

24ª CRE

Professores terão curso sobre Educação Física inclusiva

Cachoeira do Sul será sede de uma formação para professores de Educação Física das escolas estaduais sobre esporte paralímpico e atividades físicas inclusivas para pessoas com deficiência. O curso ocorrerá dia 4 de dezembro, das 8h às 17h, no ginásio poliesportivo da Ulbra, e é organizado pela Assessoria de Esporte Educacional da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) em parceria com a Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiências e Pessoas com Altas Habilidades no Rio Grande do Sul (Faders), com o apoio da 24ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE).

Conforme a professora Eglia Marion Pedroso Lemos, do núcleo pedagógico da 24ª CRE, a formação ocorrerá em sete diferentes macrorregiões do estado. Cachoeira do Sul sedia a sexta região, que reunirá, além de professores da 24ª CRE, docentes das regionais de Santa Cruz do Sul (6ª CRE), Estrela (3ª CRE) e Santa Maria (8ª CRE). Eglia explicou que as inscrições são limitadas - cada região terá 15 vagas na capacitação. O preenchimento ocorrerá por ordem de inscrição na 24ª CRE.

A formação será ministrada pela professora Cláudia Alfama, da Faders, que abordará a Educação Física Inclusiva e seus desafios pedagógicos, acessibilidade urbana, escolar e esportiva e atividades físicas para pessoas com deficiência. A capacitação visa à promoção a inclusão escolar com responsabilidade, considerando os diversos espaços como parte do processo inclusivo, respeitando o direito do aluno, promovendo o aprofundamento do debate, da formação, dos apoios pedagógicos e de recursos humanos, das tecnologias e da acessibilidade.