Página Inicial
Bem-vindo
2 de outubro de 2014
05h23min
Buscar por
Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Notícias

Publicação: 06/03/2012 - 18:17

Incentivo à leitura

Escolas podem inscrever-se ao Projeto Autor Presente

As escolas interessadas em desenvolver o Projeto Autor Presente em 2012 podem inscrever-se até o dia 15 de abril. A inscrição prévia deve ser feita no site do Instituto Estadual do Livro (IEL): www.iel.rs.gov.br. Parceria das secretarias estaduais de Educação (Seduc) e da Cultura (Sedac), o Autor Presente promove o encontro de escritores com alunos de escolas da rede estadual e leitores frequentadores de bibliotecas públicas que fizeram leitura prévia de suas obras.

A intenção é realizar 140 encontros neste ano, sendo 100 em escolas e 40 em bibliotecas, sendo 20 agendamentos mensais. Os encontros com leitores de bibliotecas acontecerão nos meses de abril e julho. Com alunos, serão cinco meses: maio, junho, agosto, setembro e outubro. “A literatura é para ser lida, e esta é a primeira atividade a ser desenvolvida com os alunos: simplesmente a leitura dos livros”, frisa o diretor do IEL, Ricardo Silvestrin.

O tema foi tratado nesta terça-feira (6), em formação da Assessoria de Apoio ao Livro, à Leitura e à Literatura com representantes de Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) que contou com a participação de Silvestrin. Ele lembrou que em 2011 foram realizados 93 encontros em escolas de 48 municípios. Foram 39 escritores que dialogaram com cerca de 20 mil alunos.

Ao IEL cabe o pagamento de cachê aos escritores e agendamento; à Seduc, a aquisição dos livros para leitura em sala de aula (50 exemplares de obras de cada escritor escolhido); às escolas, oferecer o transporte aos escritores (e alimentação e hospedagem, quando for o caso). O projeto começa pela escolha do autor, pelas escolas. A listagem dos escritores já está disponível no site do IEL.

Além deste projeto, o encontro desta terça-feira tratou de temas como Mês do Livro (e a realização do 2º Seminário O Direito à Leitura, em 20 de abril), Livro Didático, Olimpíadas da Língua Portuguesa, entre outros.