Região de Cachoeira do Sul Rede debate ética e diversidade

Formação, realizada nesta quinta-feira (20/7), encerrou o semestre

Rede estadual debateu ética e diversidade na formação que encerrou o semestre
Rede estadual debateu ética e diversidade na formação que encerrou o semestre - Foto: Rejane Lima/ACS 24ª CRE
Por Assessoria de Comunicação Social da 24ª CRE | Edição: ACS/Seduc

A ética nas pequenas atitudes diárias e o reconhecimento das diferenças na escola foram os dois principais temas debatidos durante a formação promovida pela 24ª Coordenadoria Regional de Educação, nesta quinta-feira (20), para professores e funcionários das escolas estaduais de Cachoeira do Sul, Novo Cabrais, Cerro Branco e Paraíso do Sul. As atividades ocorreram durante manhã e tarde, no salão de atos da Ulbra, e marcaram o encerramento do primeiro semestre de aulas na rede estadual.

Pela manhã, o Dr. Deivis Jhones Garlet, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) – Campus Cachoeira do Sul fez uma análise filosófica do momento atual, das questões da ética e da moral e os paradigmas éticos que provocam a sociedade. À tarde, a Promotora de Justiça Especializada Débora Jaeger Becker falou sobre o desafio da diversidade na escola. “Para achar um caminho que garanta uma educação inclusiva, a escola não pode fechar os olhos para as diferenças”, afirmou a promotora, em sua palestra.

As atrações culturais que abriram cada turno do evento ajudaram a exemplificar como é possível desenvolver o potencial dos alunos na escola. O grupo de flautas da Escola Estadual Zilah da Gama Mor e a Orquestra Estudantil do Instituto Estadual de Educação João Neves da Fontoura foram aplaudidos em pé pelo público. A contadora de histórias Rosane Rösing também emocionou os educadores no final da formação, com a apresentação da Lenda do Baobá.

Livro sobre gestão de conflitos foi entregue às Escolas

O livro “Encantando Corações!: A Gestão de Conflitos na Escola Pública do Rio Grande do Sul” foi apresentado e entregue às escolas estaduais durante a Formação de Professores e Servidores da 24ª CRE.  As 52 escolas da região de abrangência da Coordenadoria receberam exemplares do livro, para leitura e pesquisa pela comunidade escolar. A professora Cleonice Carin Bankow, da 24ª CRE, e o professor Edson Fernando Vargas de Oliveira, da Escola Estadual Dr. Liberato Salzano Vieira da Cunha, de Cachoeira do Sul, são os autores de dois dos 54 artigos publicados na obra. Conforme Cleonice, o livro reúne a produção elaborada pelos professores ao final da I Formação em Gestão de Conflitos e Combate ao Bulliyng. O livro foi organizado pelo Programa Estadual de Gestão de Conflitos e Combate ao Bullying, das secretarias estaduais de Educação e do Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos.

Saers também foi tema na formação

O Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do RS (Saers) também foi tema durante a formação para professores e funcionários estaduais. As professoras Adriane Fontoura e Elaine Dalcin orientaram as escolas sobre a interpretação e formulação de planos de ação a partir dos resultados.  Nesta sexta-feira (21), a jornada pedagógica tem continuidade com atividades nas próprias escolas, com foco na análise dos dados do Saers.

Volta às aulas ocorrerá em 31 de julho

Os alunos já estão em férias escolares e a volta às aulas do segundo semestre ocorrerá em 31 de julho na rede estadual.