Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Novo aplicativo de celular vai integrar professores, pais e alunos da rede do Estado

Software permitirá agilidade no uso de dados

Publicação:

"Queremos que o sistema nos ajude a nos organizarmos melhor e de forma mais rápida", disse o secretário Krummenauer
"Queremos que o sistema nos ajude a nos organizarmos melhor e de forma mais rápida", disse o secretário Krummenauer - Foto: Seduc
Por Renato Gava

Representantes de 15 escolas estiveram reunidos nesta quarta-feira (23/8) na Secretaria de Estado da Educação (Seduc) para uma capacitação sobre o aplicativo Cortex, um sistema que informatiza dados e auxilia alunos, pais de estudantes, professores e diretores. As escolas fazem parte de um projeto piloto e, ainda esta semana, começam a trabalhar com a novidade.

“Esse período não será para que a empresa teste o software, e sim para que os professores e diretores confiram o quanto o sistema é eficiente para a comunidade escolar como um todo”, explicou o secretário Ronald Krummenauer.

Inteiramente gratuito, o sistema, neste momento, vai abranger cerca de 10 mil alunos. Ele possibilita que os professores, pelo aplicativo baixado no celular, façam a chamada de aula e registrem as avaliações individuais de alunos. Via online, eles poderão passar as informações para a diretoria (e até para a Seduc) e também aos pais dos alunos, que saberão se os filhos compareceram à escola.

Foto mostra como aparecerão as mensagens aos pais de alunos
Foto mostra como aparecerão as mensagens aos pais de alunos

Como funciona

Cada gestor recebe uma senha e login para poder ter acesso ao sistema. Pais interessados, mediante cadastro prévio, também recebem as informações no smartphone. “O sistema simplifica para os professores, permite acompanhamento aos pais de alunos e, aos gestores, possibilita acesso rápido a uma série de dados”, resume o responsável pelo sistema de desenvolvimento da Cortex, Gerson Azevedo.

O projeto vai até setembro de 2018. Neste período, segundo a empresa, professores e demais usuários do sistema serão consultados para aprimorar o aplicativo. As escolas escolhidas são de diversas regiões, o que, segundo os idealizadores, vai possibilitar a capacitação de dados de diferentes realidades.
"Tenho convicção de que o Estado que conseguir encontrar soluções para revigorar a educação vai ganhar muito em índice de desenvolvimento. Quero que este Estado seja o Rio Grande do Sul", finalizou o secretário.

Secretaria da Educação