Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Resultado do Encceja 2017 será divulgado dia 5 de fevereiro

Notas do Encceja de Ensino Fundamental e para pessoas privadas de liberdade serão divulgadas em março

Publicação:

Enceja
Enceja - Foto: Divulgação
Por Seduc

Os resultados do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja Nacional), referentes ao Ensino Médio, serão antecipados para 5 de fevereiro. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) vai disponibilizar as notas a partir das 18h, na Página do Participante, no endereço enccejanacional.inep.gov.br. É preciso informar CPF e senha para acessar os resultados. Para quem esqueceu a senha cadastrada na inscrição, o Inep disponibiliza um passo a passo para recuperação. A divulgação dos resultados do Encceja Nacional referentes ao Ensino Fundamental, assim como das edições para pessoas privadas de liberdade e realizadas no exterior, permanecem na data prevista para março.

Os participantes que alcançarem a nota mínima exigida em todas as quatro áreas de conhecimento e na redação devem providenciar o Certificado de Conclusão do Ensino Médio junto à Secretaria de Estado da Educação, Coordenadorias Regionais de Educação e nos Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia. 

Já os candidatos que obtiverem a nota mínima somente em algumas áreas também devem procurar os locais já indicados e solicitar a declaração parcial de proficiência. Dessa forma, eles eliminam essas áreas do conhecimento de futuras edições do Encceja.

Os candidatos que necessitam da certificação: residentes em Porto Alegre devem procurar a Secretaria de Estado da Educação do Rio Grande do Sul; os que moram em outras localidades devem buscar a Coordenadoria Regional de Educação mais próxima a sua cidade.

Orienta-se aos participantes do Encceja que aguardem alguns dias após a divulgação do resultado para fazer a solicitação do certificado, pois a Secretaria da Educação não possui acesso imediato aos resultados. O candidato deve apresentar no ato da solicitação o documento de identidade e CPF. A entrega do certificado será feita quinze (15) dias uteis após a solicitação.

 

Perguntas Frequentes

Qual é a idade mínima para certificação para a conclusão do Ensino Fundamental com utilização dos resultados do Encceja Nacional?

Para pleitear a certificação de conclusão do Ensino Fundamental, o interessado deverá ter no mínimo 15 (quinze) anos completos na data de realização das provas.

Qual é a idade mínima para certificação para conclusão do Ensino Médio com utilização dos resultados do Encceja Nacional?

Para pleitear a certificação de conclusão do Ensino Médio, o interessado deverá ter no mínimo 18 (dezoito) anos completos na data de realização das provas.

Qual é a pontuação mínima necessária para o participante obter certificação nas provas objetivas e de redação do Ensino Fundamental?

Para obter a certificação do Ensino Fundamental, o participante deverá alcançar em cada uma das provas objetivas do Exame, no mínimo, o nível 100 (cem).

A prova de Redação será aplicada junto à prova de Língua Portuguesa. Para obter proficiência na prova de Redação, o participante deve obter nota igual ou superior a 5,0 (cinco) pontos.

Para obter a Declaração Parcial na área de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física, o participante deverá atingir duas notas mínimas ao mesmo tempo: o mínimo de 100 (cem) pontos na prova objetiva assim como o mínimo de 5 (cinco) pontos na prova de redação em uma mesma edição do exame.

Qual é a pontuação mínima necessária para o participante obter certificação nas provas objetivas e de redação do Ensino Médio?

Para obter a certificação do Ensino Médio, o participante deverá alcançar, em cada uma das provas objetivas do Exame, no mínimo, o nível 100 (cem).

A prova de Redação será aplicada junto à prova de Linguagens, Códigos e suas tecnologias. Para obter proficiência na prova de Redação, o participante deverá obter nota igual ou superior a 5,0 (cinco) pontos.

Para obter a Declaração Parcial do Ensino Médio na área de Linguagens e Códigos e suas tecnologias o participante deverá atingir duas notas mínimas ao mesmo tempo: o mínimo de 100 (cem) pontos na prova objetiva assim como o mínimo de 5 (cinco) pontos na prova de redação em uma mesma edição do exame.

Como acessar os resultados do participante do Exame?

Os participantes poderão acessar o resultado mediante consulta ao portal de divulgação de resultados do Encceja utilizando o CPF e senha cadastrada no ato da inscrição.

No caso de participantes do Encceja PPL, os Responsáveis Pedagógicos poderão acessar os resultados dos participantes de suas respectivas Unidades Prisionais ou Socioeducativas, mediante a inserção da senha pessoal no portal de divulgação de resultados para participantes privados de liberdade. Depois de decretada sua liberdade, os participantes também poderão acessar seus resultados individuais por meio da página do Inep. A senha de acesso poderá ser obtida por meio de recuperação de senha no sistema de inscrição.

Como solicitar o certificado ou declaração de proficiência do participante após a divulgação dos resultados do Exame?

O participante deve procurar a unidade certificadora portando documento de Identidade e CPF. O certificado não fica pronto na hora.

 

Os participantes emancipados podem solicitar a certificação do Encceja?

Os participantes emancipados não poderão solicitar a certificação por meio do Encceja, conforme parágrafo único do Art. 6º da Resolução CNE/CEB nº 03, de 15 de junho de 2010[1] (Anexo V): “O direito dos menores emancipados para os atos da vida civil não se aplica para o da prestação de exames supletivos”. 

 Posso aproveitar a declaração de proficiência de resultados do Enem para certificação do Encceja do ensino médio?

Sim. Quem já fez o Enem entre 2009 a 2016 e não obteve a pontuação mínima para aprovação em alguma área do conhecimento poderá inscrever-se no Encceja e tentar aprovação na área de conhecimento desejada para obter a certificação.

Os resultados de edições anteriores do Encceja podem ser aproveitados?

Sim. Poderá ser solicitado o aproveitamento dos resultados de uma ou mais áreas de conhecimento, avaliadas nas edições do Encceja de 2010 a 2014, para fins de certificação. É importante que a Declaração Parcial de Proficiência seja apresentada à Unidade Certificadora, comprovando a eliminação de um ou mais componentes curriculares (disciplinas).

Os resultados de edições anteriores do Enem podem ser aproveitados?

Sim. Poderá ser solicitado o aproveitamento dos resultados de uma ou mais áreas de conhecimento avaliadas nas edições anteriores do Enem para fins de certificação. É necessário que a Declaração Parcial de Proficiência seja apresentada à Unidade Certificadora, comprovando a eliminação de um ou mais componentes curriculares (disciplinas).

Posso aproveitar os resultados parciais do Encceja no NEEJA?

Sim. É necessário que a Declaração Parcial de Proficiência da Unidade Certificadora seja apresentada no NEEJA, comprovando a eliminação de um ou mais componentes curriculares (disciplinas).

 

Secretaria da Educação