Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

“Se falhamos com o aluno, falhamos como nação”, afirma Krummenauer em inauguração de escola do Sesi

Publicação:

Na manhã desta quarta-feira (24/05), o Secretário Estadual de Educação Ronald Krummenauer, participou da inauguração da Esc. SESI Ens. Méd. Albino Marques Gomes, no município de Gravataí. Foto: Rodrigo Rodrigues/SEDUC
Inauguração escola SESI Albino Marques Gomes - Gravataí - Foto: Rodrigo Rodrigues/SEDUC
Por Luiz Fernando Aquino

O secretário estadual de Educação Ronald Kummenauer ressaltou a importância de projetos que qualifiquem o aprendizado do aluno, durante solenidade de inauguração da Escola Sesi de Ensino Médio Albino Marques Gomes, nesta quarta-feira, 24, em Gravataí. Krummenauer lembrou que o Brasil, nas décadas de 60 e 70, viveu um período de revolução na educação, do ponto de vista quantitativo, “mas isso não se traduziu em qualidade”. “Se falhamos com o aluno, falhamos como nação.”

Em sua terceira semana de trabalho à frente da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), Krummenauer alinhou os quatro eixos de ação para a pasta, para execução em um prazo de 18 meses de gestão: administrativo e financeiro, conclusão e entrega das reformas em 400 escolas (com a previsão de mais 500 para 2018), discussão e atualização do plano de carreira e a busca de parcerias com os setores privado e público, para qualificação do ensino e a busca de melhor aplicação dos recursos. “Não é razoável, por exemplo, pensar em um ensino técnico agrícola sem uma parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar)”, exemplificou o secretário.

GRAVATAÍ – A Escola Sesi de Ensino Médio Albino Marques Gomes, em aula desde fevereiro, atende 113 alunos e é voltada para filhos de trabalhadores da indústria. “A proposta é atender à proficiência em matemática e português, básico para qualquer profissão, e a área de ciências naturais, demandas observadas na sociedade em geral e principalmente na indústria”, explicou o diretor-superintendente do Sesi-RS, Juliano Colombo.

“Essas escolas têm importante alcance social, porque beneficiam muitos jovens que integram famílias ligadas às indústrias localizadas em suas respectivas regiões”, afirmou o presidente do Sistema Fiergs, Heitor José Müller. “A indústria é a sustentação da economia, e a educação, o pilar da formação dos cidadãos.”

Secretaria da Educação