Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Secretaria da Educação trabalha no Plano de Ações Articuladas, do MEC

Publicação:

Vídeo conferência FNDE
Vídeo conferência FNDE - Foto: Rodrigo Rodrigues/SEDUC
Por Marieli Rangel

Na manhã desta sexta-feira (26), os assessores do Departamento Pedagógico da Seduc, a convite da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI), pertencente ao Ministério da Educação (MEC), participaram de uma videoconferência para tratar do Plano de Ações Articuladas (PAR).

Além da equipe da Seduc, o trabalho contou com a participação de representantes dos demais estados e Distrito Federal, e também do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Sob a coordenação da diretora Márcia Coiro, do Departamento Pedagógico, com o apoio técnico da equipe de Assessoria em Tecnologia Educacional, a reunião buscou revisar os planos de trabalho das ações demandadas no PAR pelo Estado. As assessorias que atuam nesse processo são de: Alfabetização, Educação de Jovens e Adultos, Educação Especial, Educação Escolar Indígena, Educação do Campo, Educação Escolar Quilombola, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação em Direitos Humanos.

O Plano de Ações Articuladas (PAR)

O PAR, instituído pelo Ministério da Educação (MEC), é um planejamento multidimensional da política de educação que os municípios, os estados e o DF desenvolvem. A iniciativa é coordenada pela secretaria municipal/estadual de educação, mas deve ser elaborada com a participação de gestores, de professores e da comunidade local.

Entre as dimensões do Plano estão a Gestão Educacional, Formação de Profissionais de Educação, Práticas Pedagógicas e Avaliação, e Infraestrutura e Recursos Pedagógicos.

Secretaria da Educação