Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Secretaria de Educação e OAB renovam parceria

Projeto visa levar noções de cidadania e direitos humanos a alunos da rede pública

Publicação:

Projeto OAB Vai na Escola foi assinado na Seduc
Projeto OAB Vai na Escola foi assinado na Seduc - Foto: Renato Gava/Seduc
Por Renato Gava

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) renovaram esta semana a parceria OAB Vai na Escola, projeto que visa levar advogados às escolas para palestrar sobre cidadania e direitos humanos. Em 2018, a meta é atuar em mais de 1.500 escolas e atingir 950 mil estudantes. O secretário de Educação, Ronald Krummenauer, e o presidente da OAB, Ricardo Breier, assinaram o acordo em solenidade na Seduc, que contou com diretores dos dois órgãos.

“Fico muito feliz de poder levar isso aos nossos alunos, pois uma parceria com a OAB tem muito a acrescentar aos estudantes. Falar sobre cidadania, leis e papel social é algo muito necessário no momento”, enfatizou.

Breier lembrou que o projeto já é desenvolvido há seis anos e, agora, tomou uma dimensão maior. “Temos um viés de cidadania em nossas 61 comissões. Essa parceria nos dá mais força para trabalhar em uma causa que acreditamos muito”, afirmou.

De acordo com o presidente da OAB, o projeto vem sendo discutido para ser implementado em outros estados. Um dos pontos fortes da ação, para o presidente da OAB, é o fato de levar aos estudantes a importância do voto. “Temos de tentar recuperar a ética, algo tão distante hoje em dia”, finalizou.

O calendário das palestras deve ser definido no início de 2018, ano em que a parceria com o Governo do Estado terá novo formato – ganha apoio da ONG Parceiros Voluntários, que por meio do programa Valores na Educação vai instituir a ação Tribos nas Trilhas da Cidadania, que visa estimular, em crianças e jovens, a prática da responsabilidade individual, promovendo o protagonismo infanto-juvenil, integrando a comunidade escolar por meio de ações sociais.

Secretaria da Educação